Livro traz memória de patrimônio cultural do Brasil

"Como nasceram as cidades brasileiras" é um livro para os amantes do patrimônio da nossa cultural material, que nos mostra a origem de 36 das mais importantes cidades do Brasil ao longo de cinco séculos, desde sua fundação até as profundas transformações causadas pelas pessoas que ali viveram e vivem. 

O autor Carlos Alberto Cerqueira Lemos escreveu o livro numa teia que envolve razões políticas, econômicas e sociais e reverbera até os dias atuais como os pensamentos e costumes dos que já se foram e uma contribuição indiscutível a formação do Brasil como nação.

Para o autor, essa experiência coletiva materializada em uma cidade e sua área de influência, não pode ser esquecida, pois é a impressão digital da cidade. Mostrar como a ação do tempo altera a estrutura urbana e como a cidade de hoje carrega um pouco dos esforços, trabalhos e sonhos de tantas gerações passadas é preservar um grande patrimônio material e imaterial e, acima de tudo, um ato de cidadania e dever, com o qual o livro pretende contribuir. 

O autor é arquiteto e artista plástico, formado pela Faculdade de Arquitetura do Mackenzie, em 1950. É colaborador de diversas publicações, entre eles a Folha de S. Paulo, e autor de 20 livros, dentre eles "Cozinha, etc" (Ed. Perspectiva); "Alvenaria Burguesa" (Nobel); "Ramos de Azevedo e seu escritório" (Ed. Pini), que recebeu o prêmio Jabuti, na categoria ensaios 1994; "Viagem pela carne" (Edusp) e "Da taipa ao concreto: crônicas e ensaios sobre a memória da arquitetura e urbanismo" (Três Estrelas).