Centro Cultural da Justiça Federal apresenta espetáculo infantil "Batuqinho"

"Batuquinho” é a versão infantil de "Batuque Contemporâneo", espetáculo adulto também idealizado pela Cia. E foi o encanto proporcionado nas crianças, depois de uma série de apresentações em teatros, praças e espaços abertos, que fez surgir o desejo de se criar uma versão infantil do projeto. Assim nasceu a peça, que tem encantado plateias por onde passa. Primeiro espetáculo infantil da Cia, idealizado pela bailarina e coreógrafa Sueli Guerra e pelo percussionista Guga Machado, é dedicado, principalmente, às crianças de 3 a 10 anos de idade. Em cartaz de 09 a 24 de julho, no Centro Cultural da Justiça Federal, na Cinelândia.

Nessa versão, cenas coreográficas, cuidadosamente selecionadas, surgem sob o olhar de um novo personagem: o menino “Antônio”. Desde seu nascimento, o menino vive sua jornada de descoberta do ritmo e do batuque. Na gestação, é ninado pela batida do coração, passando pelo suave embalo dos acalantos até o contato do menino com os ritmos da vida. Completando a jornada, “Antônio” se rende à dança e acha seu lugar no mundo entre tantos passos e ritmos.

 A ideia do projeto “Batuquinho” surgiu quando a Cia da Ideia estreou o espetáculo "Batuque Contemporâneo", realizado em parceria com o músico paulista Guga Machado. O espetáculo adulto traz à cena o som da percussão ao vivo e se utiliza da linguagem corporal da dança contemporânea para produzir novos sons e movimentos. Tanto em sua temporada paulista quanto na temporada carioca, os integrantes da Cia da Ideia perceberam um grande envolvimento do público com a peça. No entanto, o que mais chamou a atenção do elenco, foi a reação das crianças. O desejo de subir ao palco e experimentar aqueles sons que invadiam as imagens era latente no olhar dos pequenos.