'Sarabanda', de Ingmar Bergman tem exibição seguida de debate no Rio 

'Sarabanda', de Ingmar Bergman, será apresentado no dia 8 de julho, às 19h na Sociedade Brasileira de Psicanálise do Rio de Janeiro (SBPRJ).

O filme coloca em cena o casal de ‘Cenas de um casamento’,  interpretado por Liv Ullmann e Erland Josephson, no fim da vida, com a família. A exibição será seguida de debate com a psicanalista Maria do Carmo Palhares e a crítica e roteirista Susana Schild, sob a coordenação do psicanalista Luiz Fernando Gallego. 

Último filme de Bergman, 'Sarabanda' foi realizado em 2003 para TV, como os demais trabalhos do diretor após 'Fanny e Alexander'. Inédito nos cinemas brasileiros - foi lançado em DVD - é  uma sequência de dez diálogos, sempre com apenas dois personagens em cada uma das dez cena.

A apresentação faz parte do evento de lançamento da Trieb, revista semestral da SBPRJ, cuja nova edição é dedicada ao tema do diálogo e da comunicação humana.   

'Sarabanda' - Sinopse

A advogada Marianne (Liv Ullmann), 30 anos após estar divorciada, decide visitar seu ex-marido, Johan (Erland Josephson), que vive isolado no interior. Ao chegar, ela testemunha o difícil relacionamento entre Johan, seu filho Henrik (Börje Ahlstedt) e a neta de 19 anos, Karin (Julia Dufvenius). Incapaz de lidar com a morte da esposa, Henrik expressa sua dor através de uma obsessão por Karin. Ignorando os protestos de Henrik, Johan apoia que Karin vá para um prestigiado conservatório de música, forçando-a a escolher entre ficar com seu atormentado pai ou ter um futuro promissor como violoncelista. 

Serviço: 'Sarabanda' - exibição e debate

Data: 8 de julho, sexta-feira, as 19h

Local: SBPRJ - rua David Campista, 80 - Humaitá

Entrada franca

Informações e reservas: 2537-1333  e  2537-1115 – [email protected]