Renascença lança a 'FliSamba - Festa Literária de Resistência Cultural'

Evento contará com participação especial do escritor e sambista Nei Lopes

O Renascença Clube lança no dia 10 de julho a FliSamba – Festa Literária do Samba e Resistência Cultural. A proposta é reunir, em um mesmo evento, sambistas, escritores e poetas e empreendedores cuja obra tem como foco a cultura afro-brasileira e o samba carioca. O encontro está marcado para o dia 10 de julho, a partir das 13h. O evento contará com a participação especial do escritor e sambista Nei Lopes.

O principal objetivo da festa é a valorização da cultura negra em suas mais variadas vertentes, entre elas o samba carioca. “A FliSamba aposta na diversidade cultural negra, unindo atores e ações que envolvam o cenário carioca de produção cultural”, disse o Vice-presidente Social do Renascença, Filó Filho.

As atividades serão realizadas no formato de uma feira que oferecerá espaço para escritores, editoras e livrarias exporem as suas obras, assim como estandes para lançamentos de livros, dando visibilidade aos novos autores de publicações sobre a cultura afrodescendente.

Além da literatura, a programação engloba gastronomia com um festival de ensopados, roda de samba e exposição de produtos de Afro-empreendedores. A escolha de Nei Lopes para ser homenageado na FliSamba se deve à sua identificação com o Renascença, onde nos anos 80 ele participou de eventos, como Mercadão de Iaiá, uma festa cultural que abordou o potencial da cultura negra com muito sucesso.

A FliSamba contará também com a participação do grupo Jacutá do Samba, roda tradicional da Zona Norte – o 'Altar do Samba' - que chega ao Renascença trazendo todo respeito ao velho e verdadeiro ritmo musical. “Também vamos comemorar o aniversário do Jacutá do Samba que tem uma linha étnica racial bem traçada. O Grupo trará também o Jongo e um desfile com os 'Crespinhos', crianças negras que tem feito sucesso na mídia”, conclui Filó Filho.

Programação

- 13h - Abertura com música mecânica

- 14h - Solenidade com saudação à literatura negra. Uma homenagem à escritora Conceição Evaristo

- 14:30 - Jacutá do Samba

- 16:00 – Desfile dos Crespinhos

- 16:30h - Jacutá do Samba 

- 18h - Roda de Jongo

- 20h - Nei Lopes

- 21h - Jacutá do Samba

Serviço: 'FliSamba - Festa Literária de Resistência Cultural'

Data: 10 de julho, a partir das 13h

Ingresso: R$ 20

Local: Renascença Clube - Rua Barão de São Francisco, 54

Mais informações: (21) 3253-2322