Mais três monumentos projetados por Niemeyer são tombados

O Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural decidiu, nessa sexta (6), por unanimidade, pela inclusão do Museu de Arte Contemporânea de Niterói (RJ), do Conjunto de edificações projetadas para o Parque do Ibirapuera (SP) e da Passarela do Samba (RJ) no Conjunto da Obra de Oscar Niemeyer tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Os três bens complementam a relação, encaminhada pelo próprio Oscar Niemeyer, de 24 monumentos protegidos desde 6 de dezembro de 2007 como patrimônio cultural brasileiro em homenagem ao seu centenário. A 82ª reunião ocorreu no Palácio Gustavo Capanema, no Centro do Rio de Janeiro, e foi marcada pela comemoração dos 80 anos do Iphan. No encontro também foi apresentado o balanço e evolução da política de tombamento no Brasil. 

Museu de Arte Contemporânea de Niterói 

O Museu de Arte Contemporânea (MAC) de Niterói, projetado por Oscar Niemeyer e localizado na Avenida Almirante Benjamin Sodré, no Mirante da Boa Viagem, é considerado, desde a sua criação, um dos mais belos ícones culturais e cartões postais da cidade.

Inaugurado em setembro de 1996, o MAC tem arquitetura ousada. Sua forma se assemelha a um disco voador e a fachada futurística oferece aos visitantes uma vista panorâmica inigualável. O museu tem 2,5 mil metros quadrados de área e o edifício, propriamente, pode ser considerado uma obra de arte a ser contemplada. Sua estrutura de linhas circulares é quase uma escultura em praça aberta, na qual o espelho d'água, em sua base, e a iluminação especial conferem elegância e suavidade.

O moderno complexo arquitetônico apresenta concreto aparente em forma arredondada, marca registrada encontrada em quase todas as obras de Niemeyer. Cinco anos foi o tempo decorrido até a estrutura de quatro pavimentos ser erguida. Na obra, atuaram 300 operários e foram consumidos 3,2 milhões de metros cúbicos de concreto. O monumento tem 50 metros de diâmetro e sua estrutura consegue suportar cerca de 400 kg/m² e ventos de até 200 km/h.

O acervo do MAC possui obras de arte contemporânea datadas do século XX, inclusive um acervo de 1,2 mil obras da Coleção João Sattamini, a segunda maior de arte contemporânea do Brasil. O acervo do Museu é constituído, ainda, por exemplares de arte abstrata e obras que retratam a Monarquia Brasileira, obtidas por meio de doações.

Conjunto de edificações projetadas pelo arquiteto Oscar Niemeyer para o Parque do Ibirapuera

O Parque do Ibirapuera foi inaugurado em 21 de agosto de 1954, em comemoração aos 400 anos da cidade de São Paulo (SP). A ideia era converter a área alagadiça da região – que havia sido na época da colonização uma aldeia indígena – em um parque que criasse uma relação entre a natureza e o espaço urbano. Daí originou-se o nome Ibirapuera (ypi-ra-ouêra), que na língua tupi significa árvore apodrecida. 

Coube ao renomado arquiteto Oscar Niemeyer realizar o projeto arquitetônico, tendo Burle Marx a responsabilidade pelo projeto paisagístico. Com uma área de mais de 1,5 milhão de metros quadrados, o parque se transformou nas últimas décadas no mais conhecido espaço livre cultural, de lazer e recreação da cidade.

A proposta de tombamento se dá especificamente aos monumentos do parque que foram projetados por Oscar Niemeyer. Por sua relevância urbanística e cultural, poderão ser inscritos no Livro do Tombo Histórico e no Livro do Tombo das Belas Artes. São eles: a Grande Marquise, o Palácio das Nações (Pavilhão Manoel da Nóbrega, atualmente ocupado pelo Museu Afro Brasil), o Palácio dos Estados (Pavilhão Francisco Matarazzo Sobrinho, atualmente desocupado), o Palácio das Indústrias (Pavilhão Armando de Arruda Pereira, atualmente ocupado pela Fundação Bienal), o Palácio de Exposições ou das Artes (Pavilhão Lucas Nogueira Garcez, também conhecido como Oca, atualmente ocupado para grandes exposições) e o Palácio da Agricultura (atualmente ocupado pelo Museu de Arte Contemporânea da USP).

Passarela do Samba do Rio de Janeiro (RJ)

Inaugurado em 1984, o sambódromo do Rio de Janeiro (RJ) tomou o lugar das arquibancadas provisórias de estrutura tubular que eram montadas anualmente para os desfiles das escolas de samba. Desde o fim do século XIX, grêmios recreativos desfilavam pelas ruas da cidade do Rio de Janeiro e, no início dos anos 30, já existiam as primeiras escolas de samba oficiais. Com o surgimento de novas agremiações, o desfile foi consagrado como a principal tradição do carnaval carioca.

O sambódromo fica localizado na Avenida Marquês de Sapucaí, no Centro do Rio, embora uma pequena parte, após a Avenida Salvador de Sá, pertença ao bairro Cidade Nova. A Sapucaí é ocupada por um grande complexo de arquibancadas e camarotes ao longo de seus 650 metros, acomodando, no carnaval, um público de aproximadamente 60 mil foliões. O projeto, assinado por Oscar Niemeyer, buscava criar um ícone para abrigar o espetáculo do desfile das escolas de samba, e conseguiu. Sua arquitetura, enquanto monumento urbano, carrega as características de Niemeyer, com sua simplicidade formal e austeridade de acabamentos necessários à valorização da festa, um espetáculo dinâmico, repleto de cores e contrastes.

O tombamento do conjunto da obra de Oscar Niemeyer

O processo de tombamento do conjunto da obra de Oscar Niemeyer decorre de uma relação encaminhada pelo próprio arquiteto ao então secretário-executivo do Ministério da Cultura e atual ministro, Juca Ferreira, em 12 de julho de 2007, contendo uma relação de 28 obras que o arquiteto gostaria que fossem tombadas. O envio da correspondência foi motivado por visita do então ministro da Cultura, Gilberto Gil, ao escritório do arquiteto, que, em 15 de dezembro de 2007, completaria 100 anos de vida.

A partir daí, coube ao Iphan identificar, no universo de sua produção, obras consideradas exemplares e representativas dos diferentes momentos de sua energia criadora, os bens que passariam a ser protegidos como Patrimônio Cultural Brasileiro.

Sendo assim, a inclusão do Museu de Arte Contemporânea de Niterói (RJ), do Conjunto de edificações projetadas pelo arquiteto Oscar Niemeyer para o Parque do Ibirapuera (SP) e da Passarela do Samba (RJ) no processo de tombamento segue as recomendações do próprio Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural, que, em 2007, aprovou o tombamento de 24 obras do arquiteto. 

Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural 

O Conselho que avalia os processos de tombamento e registro é formado por especialistas de diversas áreas, como cultura, turismo, arquitetura e arqueologia. Ao todo, são 23 conselheiros, que representam o Instituto dos Arquitetos do Brasil (IAB), o Conselho Internacional de Monumentos e Sítios (Icomos), a Sociedade de Arqueologia Brasileira (SAB), o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), os ministérios da Educação, das Cidades e do Turismo, o Instituto Brasileiro dos Museus (Ibram), a Associação Brasileira de Antropologia (ABA) e mais 13 representantes da sociedade civil, com especial conhecimento nos campos de atuação do Iphan.