O mundo árabe na Câmara Legislativa

'O Mundo Árabe: Civilização e Diversidade' terá quadros, objetos e vestuário entre outros itens 

Representantes do Conselho de Embaixadores Árabes, da Câmara de Comércio Árabe Brasileira e a presidente da Câmara Legislativa, a deputada Celina Leão, abrem no próximo dia 08 a mostra 'O Mundo Árabe: Civilização e Diversidade'.

Quadros, objetos de artes, vestuário entre outros itens de 16 países do Oriente Médio e Norte da África darão uma noção da cultura e das tradições daquelas nações.

A exposição faz parte das comemorações do Dia da Comunidade Árabe no Brasil que foi em 25 de março. A mostra será aberta às 18 horas, no hall do Plenário, e poderá ser visitada até o dia 06 de maio.

“Nosso objetivo é promover a cultura árabe, a diversidade cultural milenar, nossas contribuições para o Patrimônio Mundial da Humanidade, descobrir e estreitar os laços entre o povo brasileiro e árabe”, explicou o embaixador da Palestina e decano do Conselho de Embaixadores Árabes no Brasil, Ibrahim Alzeben. Segundo ele, hoje são cerca de 13 milhões de árabes e descendentes que vivem no Brasil. 

“Os árabes começaram a chegar ao Brasil, o país do futuro, em busca de uma vida melhor no final do século 17, mas a maior parte veio no século 19, como os libaneses, os sírios, os palestinos, os marroquinos e iraquianos”, disse o embaixador Ibrahim. 

A exposição 'O Mundo Árabe: Civilização e Diversidade' terá fotos, vídeos, trajes típicos, objetos de arte, tapetes, mosaicos, vestidos de festa, livros, gravuras, banners, pinturas, vasos e objetos de porcelana. As peças vêm de 16 países árabes: Kuwait, Argélia, Egito, Palestina, Iraque, Sudão, Marrocos, Mauritânia, Omã, Arábia Saudita, Catar, Líbano, Tunísia, Jordânia, Líbia e Emirados Árabes Unidos.

“Queremos mostrar essa exposição ao público brasiliense primeiro e, depois, ao público brasileiro em geral, pois queremos levá-la para outras capitais e cidades do Brasil”, contou o diplomata palestino. Segundo Ibrahim, o Conselho de Embaixadores pretende montar a exposição nas cidades que forem visitar durante as viagens diplomáticas de seus membros.

Serviço: 'O Mundo Árabe: Civilização e Diversidade'

Data: 8 de abril a 6 de maio,  das 9h as 18h

Local: Hall do Plenário da Câmara Legislativa do Distrito Federal- Praça Municipal, Quadra 02, Lote 05- Brasília -DF

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade.
Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Saiba mais