ASSINE
search button

Conheça origem de nomes de personagens de Star Wars

Compartilhar

A saga Star Wars nunca foi tão popular quanto atualmente. A dois dias da estreia no Brasil do seu sétimo episódio - "Star Wars: O Despertar da Força" -, os fãs aproveitam as horas que faltam para rever os filmes e decorar as falas e cenas mais marcantes e descobrir curiosidades sobre eles. Por isso, o site de línguas "Babbel" fez um glossário com a origem e a etimologia de nomes de personagens e línguas.

Chewbacca - O copiloto de Han Solo e braço direito do contrabandista espacial foi inspirado no cachorro de George Lucas, o diretor da franquia. O animal, da raça Malamute, do Alasca, se chamava Indiana, nome que pode ter dado origem mais tarde ao aventureiro Indiana Jones. Já em relação à origem do nome do wookie favorito da série, acredita-se que está relacionada com a palavra cachorro em russo, "??????".

Darth Vader - A hipótese mais aceita sobre o nome do vilão mais famoso de Star Wars seria a de "Dark Father", já que "Darth" é parecido com "dark" e "Vader" em holandês significa "pai". Mesmo assim, o próprio George Lucas teria afirmado que o nome surgiu da combinação entre as expressões "death water" e "dark father".

Dialeto Ewoke - A língua falada pela espécie que habita a lua de Endor é formada a partir de vários idiomas da Mongólia, como tibetano, mongolês e kalmyk. Já George Lucas disse que o dialeto soa como um aramaico antigo.

Droid - Nos filmes da saga, "droids" são todos os robôs, como os inseparáveis R2-D2 e C3-PO. A palavra é uma abreviação de "android", robô antropomórfico.

Ewoke - Os ursinhos fofos da lua de Endor foram inspirados na tribo indígena da Carolina do Norte, os Miwoks, tanto que as cenas em seu habitat natural foram gravadas no território histórico da tribo.

Han Solo - A origem do nome do famoso contrabandista espacial e piloto da potente nave Millenium Falcon surge de Han, uma forma arcaica de John, e de Solo, como o sobrenome de Napoleon Solo, da série de televisão da década de 1960 "The Man From U.N.C.L.E".

Huttês - A língua nativa dos Hutt, predominantemente falada no planeta de Tatooine, foi inspirada no idioma sul-americano quíchua, tendo até algumas de suas palavras usadas na saga.

Jawas - As pequenas criaturas sempre cobertas por mantos e em busca de peças mecânicas e de droids para vender receberam este nome em homenagem aos comerciantes da Jordânia.

Jawês - A língua falada pelos pequenos e traiçoeiros vendedores de Tatooine foi inspirada no zulu e em outros dialetos africanos. As vozes dos personagens foram aceleradas para ficarem agudas, como George Lucas queria.

Jedi - A palavra Jedi, os cavaleiros do lado bom da Força, pode ter várias origens. Uma delas provém dos lordes de Barsoom do livro de Edgar Rice Burroughs, conhecidos por Jed Jeddark. Outra teoria é que o nome teria se inspirado nos filmes de Akira Kurosawa, já que o tipo de roupa usado pelos seus personagens se chama "jidaigeki".

Luke Skywalker - O nome de um dos protagonistas da franquia é derivado do grego "Loukas", similar a "Leukos", que significa luz. Essa hipótese é bem aceita pelos fãs de Star Wars pelo personagem lutar contra o lado negro da Força. O nome também teria uma grande ligação com o sobrenome de George Lucas. Já Skywalker, traduzido do inglês, significa "peregrino do céu".

Obi Wan-Kenobi - Um dos jedis mais importantes da saga também teve seu nome influenciado pelos filmes de Kurosawa. Em japonês, "obi" é a faixa que prende o quimono, "ken" é "espada" e "wan" se parece com o termo "san".

Princesa Leia Organa - A princesa e uma das líderes rebeldes contra o Império tem um nome que lembra muito o da princesa Dejah Thoris (que se pronuncia Déia Tóris), do clássico de Edgar Rice Burroughs, "John Carter of Mars", da década de 1930. Já Organa seria uma referência à escolha da personagem de ficar do lado natural e orgânico da Força.

Yoda - A origem do nome do mestre jedi mais potente de todos não é muito certa, mas duas teorias existem sobre ela. O nome poderia ter sido influenciado pelas palavras "yoddha", que em sânscrito significa "guerreiro", ou yodea, que em hebreu é "aquele que sabe". (ANSA)