Antonio Bokel e Mercedes Viegas apresentam 'La Nature D'or'

Um repertório variado de obras que conta com 10 pinturas, nove fotografias, sete gravuras, quatro esculturas e um vídeo espalhados por todo o primeiro andar do espaço na Gávea. Esta será a primeira exposição individual de Antonio Bokel, na galeria Mercedes Viegas. Chamada "La Nature D'or" e com curadoria de Mario Gióia, a estreia é no próximo dia 28 de julho, terça-feira, às 19h, na Gávea, Zona Sul do Rio.

A exposição marca uma nova fase de Bokel que, em 2014, comemorou 10 anos de carreira. Mas a influência urbana, que sempre esteve presente em sua obra, permanece. A palavra, usada como artifício desde que Antonio conheceu a poesia concreta de Augusto de Campos, também. 

Neste momento, o artista investe na madeira como suporte para muitas pinturas, em que a busca por diferentes texturas e superfícies fica clara. Figuras geométricas fazem o contraponto com as pinceladas mais gestuais e expressivas e, em alguns casos, a madeira aparente revela o que há por trás das camadas de tinta. As esculturas são trabalhadas em materiais alternativos, bronze e madeira.  

Outra novidade são as fotos registradas a partir de celular e tratadas com filtro do Instagram. Essas imagens juntas e em sequência formam as cenas do filme nonsence "Entrevista com a natureza", que será exibido logo na entrada da exposição. 

La Nature d'or retrata a busca pelo que há de mais profundo no artista, pela sua verdade e por sua essência, "essa pureza que perdemos com as adversidades da vida, mas que todos nós temos nas camadas mais internas, por trás de todas as máscaras e armaduras", garante Antonio. "A meditação contribuiu muito para me libertar de certos padrões. Precisei ir fundo para quebrar as máscaras que fui vestindo pela vida", finaliza.

Serviço

La Nature D'or, de Antonio Bokel

Abertura: 28 de julho, às 19h

Local: Galeria Mercedes Viegas Arte Contemporânea

Rua João Borges, 86 - Gávea | Rio

Tel: 21 2294 4305

Visitação: segunda a sexta, das 12h às 20h - sábados, das 15h às 19h