Orquestra Petrobras Sinfônica se apresenta com regência de Isaac Karabtchevsky

Concertos serão nos dias 26 e 27 de junho na Sala Cecília Meireles

A Orquestra Petrobras Sinfônica dá continuidade à série “OPES na Sala”. Dessa vez, o projeto ocupará a reinaugurada Sala Cecília Meireles, no Centro do Rio de Janeiro, com apresentações às 20h dos dias 26 e 27 de junho. O Diretor Artístico e Regente Titular Isaac Karabtchevsky estará à frente do evento em um programa que mistura sonoridades nacionais e estrangeiras. O repertório traz as obras “Suíte Antiga, Op. 11” (Alberto Nepomuceno), “Sinfonia nº2 em Ré maior, Op. 36” (Ludwig Van Beethoven) e “Suíte Pulcinella – 1949” (Igor Stravinsky).

Ensaio Aberto gratuito antecede as apresentações

Na quinta-feira (25/06), a Petrobras Sinfônica realiza um Ensaio Aberto ao público com o repertório destes concertos e entrada franca, às 16h, na Fundição Progresso, na Lapa. Os Ensaios Abertos da Petrobras Sinfônica são sempre seguidos do Conversa ao Pé do Palco, quando o público é convidado a conhecer os músicos e seus instrumentos em um clima de descontração.

Isaac Karabtchevsky

Isaac Karabtchevsky: Diretor Artístico e Regente Titular da Orquestra Petrobras Sinfônica desde 2004. Entre 1988 e 1994 atuou como diretor artístico da Orquestra Tonkünstler de Viena, onde foi o primeiro artista brasileiro a receber, do governo da Áustria, a comenda Grande Mérito à Cultura.  De 1995 a 2001 foi Diretor Artístico do Teatro La Fenice, de Veneza. Entre 2004 e 2009 também atuou como diretor artístico da Orchestre Natioal des Pays de la Loire (ONPL), na França. De 1969 a 1996, dirigiu a Orquestra Sinfônica Brasileira (OSB). Esteve diante de importantes orquestras por todo o mundo e foi também Diretor Artístico do Theatro Municipal de São Paulo. Desde 2000, Karabtchevsky dirige anualmente na Itália, no Musica Riva Festival, masterclasses para regentes do mundo inteiro. No MIMO, realiza gratuitamente o mesmo curso com enorme sucesso. Foi um dos criadores do Projeto Aquarius. Em 2011 assumiu a direção artística do Instituto Baccarelli.

A Orquestra Petrobras Sinfônica

Aos 43 anos, a Orquestra Petrobras Sinfônica ocupa um lugar de prestígio entre os maiores conjuntos musicais da América Latina. Criada pelo maestro Armando Prazeres, conta com uma formação de mais de 80 instrumentistas e tem como Diretor Artístico e Regente Titular o maestro Isaac Karabtchevsky. Realiza a maior parte de sua temporada no Rio de Janeiro com suas séries tradicionais que homenageiam grandes nomes da pintura brasileira: Djanira, Portinari e Mestre Athayde, com cyberconcertos gratuitos em igrejas. Em 2014, esta série ampliou seus horizontes e chegou às cidades Cantagalo, Petrópolis, Friburgo e Niterói. Preocupada em democratizar o acesso a música clássica, investe ainda nas séries Aliansce (concertos gratuitos nos shoppings do grupo) e OPES em Ação (apresentações gratuitas em espaços inusitados, como escolas e hospitais).

Programa

Isaac Karabtchevsky, regente

Alberto Nepomuceno

Suíte Antiga, Op. 11

- Minueto

- Ária

- Rigaudon

Ludwig Van Beethoven

Sinfonia nº 2 em Ré maior, Op. 36

- Adagio molto – Allegro con brio

- Larghetto 

- Scherzo. Allegro – Trio

- Allegro molto

Igor Stravinsky

Suíte Pulcinella - 1949

I. Sinfonia (Ouverture). Allegro moderato

II. Serenata. Larghetto

III. A) Scherzino - B) Allegro - C) Andantino

IV. Tarantella

V. Toccata. Allegro

VI.  Gavotta (con due variazioni). Allegro moderato - Variazione I. Allegretto - Variazione II. Allegro piu tosto moderato

VII. Vivo 

VIII. A) Minuetto. Molto moderato - B) Finale. Allegro assai

Serviço: Ensaio Aberto

Data: 25/06 (quinta-feira), as 16h

Local: Fundição Progresso – Rua dos Arcos 24, Lapa

Entrada gratuita, com distribuição de senhas às 15h (capacidade de 90 pessoas)

Classificação: livre

Mais informações: tel. (21) 2220-5070

Serviço: OPES na Sala III e IV

Data: 26 e 27/06 (sexta e sábado), as 20h

Local: Sala Cecília Meireles - Rua Teotônio Regadas 26 - Lapa

Ingressos: R$ 40 (inteira) e R$20 (meia), (capacidade de 680 lugares)              

Classificação: livre

Mais informações e ingressos: tel. (21) 2332-9223 ou www.ingresso.com.br