As notícias publicadas na imprensa sobre a difícil situação financeira em que se encontra a mais antiga escola de teatro da América Latina – a Escola Técnica Estadual de Teatro Martins Pena – vem sensibilizando artistas e agitadores culturais. Não foi diferente com o ator Alexandre Borges. Ao lado da cantora Mariana de Moraes, da cantora portuguesa Sofia Vitória e do músico português João Vasco, eles farão uma única apresentação gratuita do recital de música e poesia “Poema Bar” na próxima segunda-feira (8), às 19h, na sede da instituição.
O espetáculo foi concebido em 2010 com o objetivo de unir a obra de dois poetas importantes da língua portuguesa, Fernando Pessoa e Vinicius de Moraes e desde então já se apresentou em Portugal, Alemanha, São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, entre outras cidades.
Por se tratar de uma instituição pública, a apresentação não será cobrada, porém ao final os artistas passarão um chapéu onde o público poderá contribuir com qualquer quantia. O valor arrecadado será repassado para o movimento Martins Sem Pena, uma iniciativa dos alunos da escola que conta com o apoio de professores e funcionários.
"Temos produzido vários atos artísticos (o próximo será no dia 13 no Parque das Ruínas) com o objetivo de chamar a atenção da sociedade civil e dos nossos governantes para a situação em que se encontra a Martins Pena. Essa ajuda será fundamental", conta Felipe Bustamante, presidente do Grêmio Estudantil.
Para conseguir angariar o máximo de verba, todos os envolvidos com a apresentação de “Poema Bar” estão convidando artistas que queiram recitar versos e que possam colaborar financeiramente com a causa. Os alunos da Martins Pena também participarão recitando versos.
"Fiquei muito sensibilizado com a situação da escola e acho que todos nós artistas devemos nos unir para contribuir com essa causa", diz Alexandre Borges.
Serviço
Poema Bar
Com Alexandre Borges, João Vasco, Mariana de Moraes e Sofia Vitória
Local: Escola Técnica Estadual de Teatro Martins Pena.R: Vinte de Abril, 14 - Centro – RJ. Tel:(21) 2332-9721 / (21) 2332-9731
Data: 8 de Junho (segunda-feira)
Horário: 19h
Classificação: 12 anos
Duração: 60 minutos.
Entrada franca
Ficha Técnica
Direção artística e recitante: Alexandre Borges / Pianista e idealizador: João Vasco / Cenografia: Rogério Marcondes / Desenho de luz: Domingos Quintiliano / Produção executiva: Fábio Amaral / Produção: Candice Frederico