Cyberconcertos gratuitos serão realizados em igrejas cariocas a partir do final de maio

Orquestra Petrobras Sinfônica abre temporada 2015 da série Mestre Athayde

Nesta semana a Orquestra Petrobras Sinfônica abre a temporada 2015 da série Mestre Athayde, composta por cyberconcertos gratuitos em igrejas cariocas. A ideia é estimular o público a registrar a apresentação e compartilhar suas fotos e vídeos por meio das redes sociais. O primeiro concerto será realizado às 18h30 do dia 30/05 (sábado), na Igreja Nossa Senhora da Glória, no Largo do Machado. O repertório terá reprise no dia seguinte, às 18h, na Paróquia Porciúncula de Sant´ana, em Niterói.

Este ano, a série Mestre Athayde se volta para a prata da casa. A maior parte do programa da temporada é composta por solistas e maestros do próprio conjunto. A estreia será conduzida por Felipe Prazeres, spalla e Regente Assistente da OPES. Ele irá reger uma obra composta por seu pai, Armando Prazeres, que fundou a orquestra em 1972. Chamada “Improviso para cordas”, a obra compõe o programa ao lado de “Sinfonia Concertante em Mi Bemol Maior” e “Sinfonia nº40, em sol menor”, ambas de Mozart. O grupo de câmara será formado pelos músicos José Francisco (oboé), Igor Carvalho (clarineta), Philip Doyle (trompa) e Elione Medeiros (fagote). 

Ensaio Aberto gratuito antecede as apresentações

Na sexta-feira (29/05), a Petrobras Sinfônica realiza um Ensaio Aberto ao público com o repertório destes concertos e entrada franca, às 16h, na Fundição Progresso, na Lapa. Os Ensaios Abertos da Petrobras Sinfônica são sempre seguidos do Conversa ao Pé do Palco, quando o público é convidado a conhecer os músicos e seus instrumentos em um clima de descontração.

Os artistas

Felipe Prazeres: Iniciou seus estudos aos 11 anos e, aos 14, já atuava como solista frente à OPES, da qual é spalla desde 2001 e Regente Assistente desde 2013. Graduou-se na UniRio, sob orientação de Paulo Bosísio. Cursou pós-graduação na Academia de Santa Cecilia, Roma, na classe de Domenico Nordio. Obteve primeiro lugar em vários concursos. Atuou como solista ao lado das principais orquestras do Brasil e no exterior com renomados maestros e participou de master classes, como executante, com vários artistas de prestígio.

Programa

Felipe Prazeres, regente

José Francisco - oboé, Igor Carvalho - clarineta, Philip Doyle – trompa e Elione Medeiros – Fagote

Armando Prazeres

Improviso para cordas

Wolfgang Amadeus Mozart

Sinfonia Concertante em Mi Bemol Maior

Sinfonia nº40, em sol menor

Serviço Ensaio Aberto: 29/05 (sexta-feira), 16h

Local: Fundição Progresso – Rua dos Arcos 24 – Lapa / RJ

Entrada gratuita, distribuição de senhas às 15h

Classificação: livre

Mais informações: tel. (21) 2220-5070

Serviço Athayde I: 30/05 (sábado), 18h30

Local: Igreja Nossa Senhora da Glória – Rua das Laranjeiras s/nº - Largo do Machado

Entrada gratuita

Classificação etária: livre 

Mais informações: tel. (21) 2225-2869

Serviço Athayde II: 31/05 (domingo), 16h

Local: Paróquia Porciúncula de Sant´ana – Avenida Roberta Silveira, 265 – Icaraí, Niterói

Entrada gratuita

Classificação etária: livre

Mais informações: tel. (21) 2711-2499