ASSINE
search button

Orquestra Petrobras leva sons da Itália ao Theatro Municipal do Rio nesta sexta

Compartilhar

Um novo concerto da Orquestra Petrobras Sinfônica (OPES) em homenagem aos 450 anos do Rio de Janeiro será realizado nesta sexta-feira (22), às 20h, no Theatro Municipal. Com regência do maestro Isaac Karabtchevsky, a exibição terá participação do violinista italiano Domenico Nordio, em ‘Concerto Gregoriano’, obra composta em 1921 por Ottorino Respighi, conterrâneo do músico. 

A obra inédita ‘Abertura à Italiana’, de Ernani Aguiar, terá sua estreia mundial na mesma noite. A terceira obra será Sinfonia nº 5, op. 107 – A Reforma (Felix Mendelssohn), criada em 1829 para celebrar os 300 anos da apresentação de Confessio Augustana, documento que serviu de base para a Reforma Protestante.

Essa é a quarta das oito apresentações previstas na homenagem ao aniversário do Rio. Em março e abril, a programação incluiu as obras também inéditas ‘Poéticas Sonoras’, de Wellington Gomes, ‘Rapsódia das Pedras Cariocas’, de Carlos Malta, e ‘Alma Carioca’, de Marcelo Caldi. A apresentação das quatro demais obras serão apresentadas nos concertos das séries Djanira e Portinari até novembro deste ano.

Aos 43 anos, a Orquestra Petrobras Sinfônica, criada pelo maestro Armando Prazeres, conta com mais de 80 instrumentistas e tem como diretor artístico e regente titular o maestro Isaac Karabtchevsky. A orquestra realiza a maior parte de sua temporada no Rio de Janeiro, homenageando grandes nomes da pintura brasileira: Djanira, Portinari e Mestre Athayde.