Um novo concerto da Orquestra Petrobras Sinfônica (OPES) em homenagem aos 450 anos do Rio de Janeiro será realizado nesta sexta-feira (22), às 20h, no Theatro Municipal. Com regência do maestro Isaac Karabtchevsky, a exibição terá participação do violinista italiano Domenico Nordio, em ‘Concerto Gregoriano’, obra composta em 1921 por Ottorino Respighi, conterrâneo do músico.
A obra inédita ‘Abertura à Italiana’, de Ernani Aguiar, terá sua estreia mundial na mesma noite. A terceira obra será Sinfonia nº 5, op. 107 – A Reforma (Felix Mendelssohn), criada em 1829 para celebrar os 300 anos da apresentação de Confessio Augustana, documento que serviu de base para a Reforma Protestante.
Essa é a quarta das oito apresentações previstas na homenagem ao aniversário do Rio. Em março e abril, a programação incluiu as obras também inéditas ‘Poéticas Sonoras’, de Wellington Gomes, ‘Rapsódia das Pedras Cariocas’, de Carlos Malta, e ‘Alma Carioca’, de Marcelo Caldi. A apresentação das quatro demais obras serão apresentadas nos concertos das séries Djanira e Portinari até novembro deste ano.
Aos 43 anos, a Orquestra Petrobras Sinfônica, criada pelo maestro Armando Prazeres, conta com mais de 80 instrumentistas e tem como diretor artístico e regente titular o maestro Isaac Karabtchevsky. A orquestra realiza a maior parte de sua temporada no Rio de Janeiro, homenageando grandes nomes da pintura brasileira: Djanira, Portinari e Mestre Athayde.