Ithamara Koorax, se apresenta no Aqua Bossa Lounge, nesta sexta e sábado

A cantora Ithamara Koorax, nome que figura entre as melhores jazzistas do mundo, faz duas apresentações em Ipanema, com show inédito, nesta sexta-feira (5) e sábado (6).

No repertório, temas de Miles Davis, Cole Porter, João Gilberto, Marvin Gaye, Dom Um Romão e Roberta Flack, além de músicas dos 19 CDs lançados por essa grade artista. O show tem ainda as participações de Jorjão Carvalho, no baixo e Cesar Machado, na bateria.

Já trabalhou com Tom Jobim, Ron Carter, John McLaughlin, Luiz Bonfá, Larry Coryell, Eumir Deodato, Gonzalo Rubalcaba e João Donato e o pianista/arranjador Reinaldo Arias (participou de shows e gravações de artistas como Fagner, Simone, Emílio Santiago, Leila Pinheiro, Sandra de Sá, Alcione, Pery Ribeiro....

Iniciou a carreira de cantora tendo Elizeth Cardoso como madrinha, no final da década de 80. Foi a primeira cantora a interpretar uma música da dupla Aldir Blanc e Guinga. Em 1994, ganhou o prêmio Sharp na categoria "Revelação MPB", com seu disco "Ao Vivo". Cantou ao lado de Hermeto Pascoal, Edu Lobo, Marcos Valle. Seu trabalho é bem-recebido no exterior, principalmente no Japão, onde já esteve diversas vezes e seus discos têm expressivas vendagens. Participou de trilhas para cinema e esteve na Inglaterra, onde suas músicas fazem sucesso no universo do acid jazz. Desenvolveu trabalhos ao lado do baterista Dom Um Romão e do violonista Luiz Bonfá, e participou de diversas coletâneas de música brasileira e bossa nova voltadas para o mercado externo.

A moça foi considerada, pelo jornalista e crítico de jazz Scott Yanow, em seu livro "The Jazz Singers" (Backbeat Books), como uma das melhores cantoras da história do jazz. Também foi eleita por dois anos consecutivos, 2008 e 2009, a terceira melhor cantora de jazz do mundo, de acordo com os resultados do 73rd Annual Readers Poll, com Diana Krall em primeiro lugar e Cassandra Wilson em segundo, e do 74th Annual Readers Poll de 2009, na categoria "Female Vocalist".

Foi também eleita entre as melhores cantoras da cena jazzística pela votação dos leitores da Down Beat nos anos de 2000 (edição de Dezembro de 2000, 65th Annual Readers Poll, categoria Female Singer, página 54) a 2012 (edição de Dezembro de 2012 da revista DownBeat, 77th Annual Readers Poll, categoria Female Vocalist, pagina 60) , recebendo similar aclamação em revistas da Inglaterra (Jazz Journal), França (Jazz Hot), Japão (Swing Journal), Coreia do Sul (Jazz People) e Suíça (Jazz 'n' More), entre muitas outras.

Na edição de janeiro de 2012 (página 48, lista "Best CDs of 2011") da revista DownBeat, seu CD "O Grande Amor", gravado na Europa com o Peter Scharli Trio, foi eleito um dos melhores lançamentos de 2011, tendo recebido a cotação de quatro estrelas e meia. Na edição de janeiro de 2008 (página 54, lista "Best CDs of 2007"), também da revista DownBeat, seu CD "Brazilian Butterfly", foi eleito um dos melhores lançamentos de 2007, tendo recebido a cotação de quatro estrelas.

Serviço:

Aqua Bossa Lounge

Endereço: Rua Prudente de Morais, 416 - Ipanema

Tel: 2522 0627Horário: 22h

Abertura da casa: 19h

Valor: R$ 70,00

Capacidade: 80 pessoas

Vallet: R$ 15,00