Leblon ganha nova galeria de arte

Dia 9 de dezembro, o Leblon ganha uma nova galeria de arte: é a CorMovimento, que será inaugurada com a exposição  Noêmia Guerra: Força e Abstração, mostrando obras de uma das mais conceituadas artistas brasileiras na Europa.

Segundo Rosa Cordeiro Guerra, dona da galeria e filha da artista,  a fase abstrata de Noêmia Guerra foi  escolhida para inaugurar a Galeria CorMovimento pela força que a artista imprimiu nos 15 quadros que vão compor a exposição.

Largas pinceladas e uma paleta de cores instigantes refletem o momento de novas descobertas e conquista de espaço da artista, que saiu do Brasil em 1958, para dedicar-se integralmente à arte.

Noêmia Guerra nasceu no Rio de Janeiro em 11 de fevereiro de 1919. Embora tenha vivido e produzido a maior parte de sua extensa obra em Paris,  Noêmia nunca se afastou do Brasil. Sempre valorizou sua origem e o Brasil permaneceu como fonte inspiradora em toda a sua trajetória artística.

Viveu em Paris cerca de 50 anos, onde pintava conciliando disciplina e paixão. Além de sua fase abstrata, danças, paisagens e retratos compõem sua vasta obra, apresentada em vários países. As aquarelas de Noêmia são reconhecidas pela leveza das cores e delicadeza dos traços. Noêmia Guerra faleceu em 2007, deixando uma enorme variedade de trabalhos da mais alta qualidade.

Por ocasião da retrospectiva de sua obra no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro, em 2009, o então curador do MAM-RJ,  Reynaldo Roels Jr. escreveu:  “ O conjunto apresentado nesta mostra é suficiente para que possamos perceber que algo falta à história da arte brasileira nas décadas de 50 e 60, um estudo que dê conta do que de fato se passava. A obra de Noêmia é um exemplo. Este é um período rico ao qual vem se acrescentar agora, mais um nome que merece adensar a história da arte no Brasil”.

EXPOSIÇÃO NOÊMIA  GUERRA: FORÇA E ABSTRAÇÃO

Local: Galeria CorMovimento

Inauguração: 9 de dezembro de 2014 ( para convidados)

Exposição: 10 de dezembro a 10 de janeiro de 2015

Horários: segunda à sexta-feira, de 11h às 18h

Endereço: Rua General Urquiza, 67  loja 7 – Leblon

Telefone: 21.2239.5693

E.mail: [email protected]  

site www.galeriacormovimento.com.br