Jovens músicos fecham Programação Cultural do Centenário do Forte de Copacabana

Concerto está marcado para o próximo sábado, dia 29, às 18h

Eles são jovens, talentosos e têm em comum a paixão pela MPB, além da dedicação para se manter em projetos de inclusão social através da música. São os meninos e meninas das Orquestras Violões do Forte de Copacabana, de Sopro da FAETEC de Nilópolis e da SindiRefeições RJ, que se encontrarão no próximo dia 29, às 18h, na Alameda do Forte de Copacabana, para um Concerto especial de fechamento da programação cultural do centenário da Casamata.

Quem inicia os trabalhos é a anfitriã Violões do Forte de Copacabana, seguida pela Orquestra SindiRefeiçõesRJ, que tocará junto com a Violões as músicas Spain e Pot Pourri do saudoso Tim Maia. Já o encerramento da noite ficará por conta da Orquestra de Sopro da FAETEC.

"Teremos um encontro surpreendente. São Orquestras especiais porque reúnem jovens dispostos a mudar o mundo com a música - isso que nos comove e incentiva. São meninos e meninas que tiveram ou têm muita dificuldade para continuar essa caminhada. Alguns moram longe ou em comunidades que, às vezes, padecem com a violência e todos têm que estar não só matriculados, mas ter bom desempenho escolar. Imagina como é a luta para estar aqui hoje, em projetos que exigem esforço e concentração? Admiramos esses jovens e acreditamos no potencial de cada um. Farão uma grande apresentação", declara Márcia Melchior, coordenadora da Orquestra Violões. 

O Concerto está marcado para o próximo sábado, dia 29, às 18h, na Alameda do Forte de Copacabana. No repertório, muita Música Popular Brasileira, com interpretação de canções de Tom Jobim, Pixinguinha e Tim Maia. Entrada Franca. Informações: 21 2521-1032.

Orquestra Violões do Forte de Copacabana

A Orquestra Violões do Forte de Copacabana é uma iniciativa do Instituto Rudá e do Comando do Forte de Copacabana. Trata-se de um projeto de inclusão social e cultural desenvolvido dentro do Forte de Copacabana, contemplado pela Lei de Incentivo à Cultura.

O projeto conta com a direção executiva de Márcia Melchior, com a coordenação do músico Antônio Carlos, da dupla Antônio Carlos e Jocafi, e arranjos de Flávio Goulart de Andrade.

Orquestra SindiRefeiçõesRJ

A SindiRefeiçõsRJ (ex Orquestra IPA) , assim como a Violões de Copacabana, é um projeto do Instituto Rudá composta por estudantes oriundos da rede pública de ensino, cujo foco é o resgate da Música Popular Brasileira de raiz.

Orquestra de Sopro da FAETEC de Nilópolis 

A Orquestra de Sopro da FAETEC de Nilópolis foi fundada no ano de 2004 e é composta por adolescentes da rede pública de ensino que estudam no Curso Básico de Música. A regência fica por conta do maestro João Carlos da Silva.