Exposição "Zózimo Bulbul - Uma Alma Carioca" estreia nesta terça, no CCJF

Exposição faz homenagem a um dos maiores expoentes da cultura negra no Brasil

Estreia nesta terça-feira (18), no Centro  Cultural Justiça Federal (CCJF), a exposição Zózimo Bulbul – Uma Alma Carioca. A mostra é uma grande homenagem à figura emblemática de Zózimo Bulbul, um dos maiores representantes da cultura negra no país.

O projeto, que vai até o dia 18 de janeiro, ocupará todo o segundo andar, em cinco salas, em torno de 294m² de pura arte e alegria de Zózimo Bulbul, com mais de 30 fotos em preto e branco e coloridas, reproduzidas em diversos tamanhos, que variam como de uma parede de 3m por 5m, até pequenos formatos como de 21cm por 29cm. A sala principal será um set de filmagens, onde serão exibidos em torno de 12 filmes entre curtas, médias e longas, dirigidos por Zózimo nas muitas fases do cineasta.   

Com fotografias de Ierê Ferreira, Vantoen Pereira Jr, Januário Garcia, Zezinho Andraddy, Luiz Paulo Lima e José Medeiros, a exposição é separada em quatro etapas: Família - Juventude/sucesso - O Sonho / Cinema - Dificuldades / Transformações e Centro Afro Carioca de Cinema. A mostra tem a cidade do Rio de Janeiro, sempre como fundo: de Quintino a Botafogo e Ipanema, da Lapa à Praça Tiradentes e à Cinelândia.

A proposta dessa exposição é a ocupação de espaço: espaço artístico, político, racial, social / espaço de denúncia /espaço de superação. Com curadoria Biza Vianna - Produção e divulgação da Equipe do Afro Carioca de Cinema. Acervo Fotográfico de Vantoen Pereira Jr, Centro Afro Carioca de Cinema e Academia Brasileira da Cachaça.

Local - Centro Cultural Justiça Federal

Avenida Rio Branco, 241, Cinelândia/RJ

Abre dia 18, às 18h

Acontece do dia 18 (terça) de novembro de 2014, a 18 (domingo), de janeiro de 2015

De terça a domingo, das 12h ás 19h

Telefone: 3261 2550

Entrada Gratuita