Centenário do Forte de Copacabana com muita música, história e arte

Evento com Orquestra Violões do forte acontece neste sábado (27)

A tradicional Orquestra Violões do Forte de Copacabana  em comemoração ao centenário do Forte de Copacabana, recebe a cantora Maria Creuza, intérprete de clássicos da bossa nova de a Orquestra SindiRefeiçõesRJ para uma apresentação pra lá de especial no próximo sábado (27). O evento, que começa às 18h, na Alameda Octávio Correia, contará com um repertório eclético, do erudito ao popular, agradando todos os gostos. 

 Dando continuidade ao Centenário do Forte, a Orquestra de Copacabana e a Orquestra de Prefeitos de Schwarz-Tyrol /Austria (composta por 28 músicos, entre eles prefeitos, ex-prefeitos, vice-prefeitos, membros da administração local e governamental do Tyrol) se apresentarão em 16 de outubro, às 18h30, também na Alameda. No ano do Centenário todas as apresentações serão em sua homenagem.

O sucesso das apresentações em diversas programações culturais da cidade, fez do grupo musical de Copa referência de superação de obstáculos e a certeza de que o investimento na formação musical do jovem faz muito mais do que apenas a aquisição de mais um conhecimento. Entre os instrumentos dos componentes da Orquestra, com idade entre 15 e 25 anos, oriundos da rede pública de ensino, estão violões, clarineta, flauta transversa, violoncelo, Violino, viola, piano, baixo, percussão e bateria.

 Os jovens da Orquestra Violões do Forte de Copacabana tocam em todos os lugares sócio culturais do Rio de Janeiro, e já se apresentaram com o Trio Filarmônico de Viena no Palácio da Cidade, Na Rio + 20, para o Papa Francisco durante a JMJ,  entre outros eventos importantes, sendo também convidados para participar no dia 28 de fevereiro deste ano do Festival "Travelling RIO", na cidade de  Rennes, na França, pela l'OrchestredesJeunes de HouteBretagne. Além das apresentações citadas, concertos didáticos em Lonas Culturas, e, ainda, participação nos projetos "Construindo Cidadania nas Escolas" e "Mobilidade Sonora", fazem parte do currículo dos meninos.

 As apresentações da Orquestra de Copacabana acontecem uma vez por mês na Alameda do Forte de Copacabana, sempre às 18 horas, gratuitamente. O projeto tem a direção executiva de Márcia Melchior e coordenação musical de Antonio Carlos (da dupla Antonio Carlos e Jocafi), arranjos de Flavio Goulart de Andrade e regência de Luiz Henrique Potter.