Victor Biglione lança seu 30° disco dia 7, na reestreia da Toca do Vinícius

CD “The Gentle Rain” traz capa com pintura inédita do cartunista Lan

No próximo dia 7 de julho, domingo, a partir das 16h30, um encontro bem especial vai reunir dois grandes nomes da cultura brasileira, em especial, a carioca: o guitarrista Victor Biglione, que estará lançando seu 30° disco de carreira, “The Gentle Rain” (Rob Digital), e o artista plástico e cartunista Lan, um dos ícones da vida cultural da cidade, que assina a bela arte da capa do disco e irá colocar suas mãos na Calçada da Fama, em Ipanema, em frente a Toca do Vinícius. 

Dois estrangeiros tipicamente cariocas, Lan (italiano) e Victor Biglione (argentino) farão também um bate-papo, em português e castelhano, contando fatos pitorescos e características dos seus países de origem, especialmente da Argentino, onde ambos moraram em diferentes épocas. Na Toca do Vinícius, há um tempo sem programar apresentações ao vivo, o guitarrista vai apresentar vários clássicos da bossa-nova presentes no seu novo CD em homenagem a Luiz Bonfá,  como “Por causa de você” (Jobim e Dolores Duran), “The Gentle Rain“ (Bonfá e Dubbey), “Batida diferente” (Durval Ferreira e Maurício Einhorn ), “Eu sei que vou te amar” (Jobim e Vinicius de moraes), além de alguns tangos adorados por Lan, como “Por una cabeza” (Carlos Gardel e Alfredo Lê Pêra) e “Mi Buenos Aires querido” (Gardel), acompanhado por Victor Bertrami (bateria) e Rodrigo Villa (baixo acústico), com participações surpresa.

As faixas do novo disco de Victor Biglione vieram de gravações ao vivo que o músico fez entre 2000 e 2010 em palcos cariocas. Em todas, o guitarrista está acompanhado por Sergio Barrozo no contrabaixo acústico e André Tandeta na bateria. “Sempre gostei de registrar as minhas apresentações e achei esses takes tão bons que fiquei com vontade de fazer eles chegarem ao público”, comenta. Para ele, tudo é festa. “Estou num momento feliz, apaixonado pela vida e pela música, achando que é uma honra enorme homenagear Luiz Bonfá, que anda um pouco esquecido”, diz o estrangeiro morador do Rio há meio século e que mais contribuiu em gravações e shows da MPB.

Sobre o disco, já escreveu Mark Holston, incensado colunista das revistas Jazziz, Latino e Latin Beat: “O CD ‘The gentle rain’ é um marco na história da tradição da guitarra jazzística brasileira. E, dada a profusão de guitarristas de classe internacional que o Brasil produziu no último quarto de século. É também o melhor trabalho jazzístico até aqui na extraordinária carreira de Biglione, e isto quer dizer muito. Ele exibe uma qualidade artística sem paralelo através de expressões múltiplas e de um conjunto de referências estilísticas capazes de deixar o ouvinte tonto de deleite. É certamente o melhor de Victor Biglione”.

Toca do Vinícius

Local: Rua Vinícius de Moraes, 129, Loja C – Ipanema

Entrada gratuita