Lançada nesta segunda (24) a exposição 'Peladas - A alegria do futebol de rua'  

A concepção do projeto Peladas – A alegria do futebol de rua, do fotógrafo Alexandre Maciel, surgiu na observação da beleza que é o futebol de rua no Brasil. Muitas pessoas já viveram o sonho de serem jogadores um dia. Essa magia e esperança começam no campo de várzea, pracinha, pátio da escola, calçada e outros lugares improváveis.

Longe dos gramados oficiais, as peladas representam a grande capacidade do povo brasileiro de imaginar e se reinventar para alcançar a felicidade.

A exposição gratuita integra o FotoRio 2013, evento internacional de fotografia. O trabalho é composto por doze imagens em preto e branco, feitas nos três últimos anos (2010, 2011 e 2013) e pode ser vista nas Faculdades Integradas Helio Alonso (Facgha), na Rua Muniz Barretom, 51, em Botafogo, desta segunda-feira, 24 de junho, até o dia 20 de agosto (terça-feira).

O fotógrafo Alexandre Maciel, formado em Publicidade e Relações Públicas, tem desenvolvido fotos documentais e jornalísticas desde o primeiro período acadêmico. Com 26 anos, ele “utiliza o estilo documental e jornalístico para revelar novos pontos de visão, descobrindo belezas diferentes nas tradicionais manifestações culturais do nosso país”. "O conjunto de fotos faz qualquer adulto se sentir um moleque sonhador novamente", completou.

Uma das suas primeiras mostras, a Maranhão porque te quero, foi destaque ao trazer um resgate histórico  do estado do Maranhão. Em 2009, Alexandre ganhou menção honrosa no concurso universitário de fotografia realizado pela Sony em parceria com a revista Fotografe Melhor. No ano de 2012, o profissional abriu o estúdio Carioca Fotografia em conjunto com Raísa Santiago.