Pela primeira vez no Brasil, organizada pelo Centro Georges Pompidou / Musée National d'Art Moderne, que abriga a maior coleção de arte contemporânea da Europa, a exposição que reúne 120 obras de 65 artistas mulheres de todo o mundo, chega ao Centro Cultural Banco do Brasil e fica em cartaz até 14 de julho.
Obras em sua maioria impactantes, que traçam um perfil da arte contemporânea de 1907 aos dias atuais, tendo como destaque as mulheres. E dessa vez elas não são retratadas em pinturas sinuosas ou estátuas cheias de volúpia. Esse é o mote da exposição 'Elles: Mulheres artistas na coleção do Centro Pompidou'.
Fotografias, vídeos, pinturas e instalações, totalizando 120 obras, apresentam as angústias, os desejos, a sensualidade, o humor e a ambiguidade de mais de sessenta mulheres artistas. Da rebeldia do grupo americano Guerrilla Girls às cores de Frida Kahlo, a mostra francesa já esteve em outras cidades do mundo e aterrissa no Rio pela primeira vez. O recorte dado pelas curadoras Emma Lavigne e Cécile Debray prova a importância dessas mulheres no cenário artístico e dá a elas o destaque que lhes cabe.
SERVIÇO
'Elles: Mulheres artistas na coleção do Centro Pompidou',
Até 14 de julho
Terça a domingo, 9h às 21h
Centro Cultural Banco do Brasil - Av. Primeiro de Março, 66 – Centro – Tel. 3808-2020
Entrada franca