Estelionato está previsto no Código Penal Brasileiro, artigo 171, como crime contra o patrimônio. Bancos, organismos públicos, grandes redes varejistas, todos investem milhões de reais para coibir os criminosos que utilizam essa prática para lesar terceiros.
Presidente do Inscrim (Instituto de Criminalística e Ciências Policiais da América Latina), José Ricardo Rocha Bandeira é perito judicial, especialista em Criminologia e Psicanálise Forense, acaba de lançar a segunda edição do livro Estelionato e Contos do Vigário, pela editora All Print, a fim de esclarecer dúvidas e alertar as pessoas sobre a atuação dos estelionatários.
No dia a dia, há inúmeros tipos comuns de fraude, que podem ser praticados ao telefone, via e-mail, entre outros meios. O presidente do Inscrim desenvolveu uma boa fonte de consulta, pois a obra aborda os principais aspectos inerentes ao estelionato e suas diversas especificações, tratando o tema com uma linguagem clara, direta e objetiva, permitindo o acesso a todos os públicos, inclusive leigos.
No fim do ano passado, a Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) aprovou proposta que reduz as penas dos crimes contra o patrimônio cometidos sem violência, como o estelionato. Com isso, pessoas inocentes ou oportunistas são cada vez mais vítimas fáceis dos estelionatários profissionais.
O livro apresenta os principais golpes e contos do vigário praticados pelo Brasil, e está dividido da seguinte maneira: Princípios básicos; A indústria do estelionato; Outras formas de estelionato; e Coletânea de fraudes, golpes e contos do vigário.
José Ricardo Bandeira escreveu uma análise objetiva sobre a indústria do estelionato e os fundamentos da criminologia forense aplicada aos estelionatários e falsários em geral, sendo esta obra também indicada aos profissionais das áreas jurídicas e da Segurança Pública.
Os exemplares já estão à venda no site do Inscrim, www.inscrim.org, ou em livrarias especializadas. O valor é de R$ 40, já acrescido o frete para qualquer lugar do Brasil. Mais informações pelos telefones 21. 2524-6958 ou 21.2524-7583.