'Convite à Viagem – Rumos Artes Visuais 2011/2013': mostra no Paço Imperial

Projeto viajou por 5 cidades e chega ao Rio em temporada até 19 de maio

Até dia 19 de maio, o Centro Cultural Paço Imperial recebe a mostra Convite à Viagem – Rumos Artes Visuais 2011/2013. Este trabalho apresenta o que se produz nas artes visuais do país inteiro. A mostra esteve em cartaz em 2012 na cidade de São Paulo e já passou por outras quatro cidades. Agora chega ao Rio para encerrar o projeto itinerante, com uma temporada. A visitação gratuita acontece de terça a domingo, das 12h às 18h.

O curador geral da exposição é Agnaldo Farias. Foram selecionadas 108 obras dos 45 artistas escolhidos, entre 1770 projetos. Além destes, os espectadores encontram mais cinco trabalhos que completam o projeto em sua plenitude. 

São elas as pinturas em caneta hidrográfica Sem título, do capixaba Vinicius Guimarães, o vídeo Área de efeito sonoro, do mineiro Fernando Ancil, a vídeo instalação Bronze revirado, do também mineiro Pablo Lobato; o óleo sobre tela Seção adâmica, do amazonense Thiago Martins de Melo e os luminosos de neon em E quem não quiser ver que o venha experimentar, da paulista Regina Parra. Convite à Viagem – Rumos Artes Visuais 2011/2013 é resultado do último edital do Itaú Cultural na área.

Agnaldo Farias comenta que a dimensão do espaço no Paço Imperial possibilita maior aproveitamento do projeto e um fluxo mais livre, além de criar uma narrativa, que explica o processo da exposição. “Conseguimos aproveitar bem o local, colocando a totalidade das obras de forma arejada e com maior distância entre elas, para que o fluxo de visitantes tenha um ritmo melhor e mais tranquilo na contemplação das produções”, acrescenta ele.

Integrantes de várias partes do mundo das artes estão na exposição. Da pintura à fotografia, do vídeo à instalação. “Esta mostra apresenta trabalhos limítrofes, que estão na fronteira das artes”, assinala Farias. “Não existe uma linha ou tendência única. É assim mesmo que vemos como tem se produzido a arte na atualidade,” complementa o curador. 

“Foi um grande projeto e muito bem-sucedido, realizado a partir de muito trabalho de pesquisa e aprofundamento, que superou todas as expectativas tanto da equipe de trabalho quanto do público que apresentou boa reação diante das propostas de trabalho. Colaboraram para esse sucesso todos os profissionais envolvidos, a qualidade dos artistas selecionados de Norte a Sul do país, a conversa entre a curadoria e o apoio do instituto que se dispõe a buscar, selecionar, ajudar, informar e divulgar o que está sendo produzido em artes visuais no Brasil”, finaliza Agnaldo, que afirma estar satisfeito com o processo da exposição.

Serviço 

Exposição Convite à Viagem – Rumos Artes Visuais 2011/2013

Local: Centro Cultural Paço Imperial – IPHAN/MinC - Praça XV de Novembro, 48 - Rio de Janeiro

Data e horário: Até 19 de maio / De terça a  domingo / Das 12 às 18h

Entrada Franca

Informações no telefone: (21) 2215.2622

Classificação: 18 anos

*Do Projeto de Estágio do Jornal do Brasil