'Lincoln' decepciona e 'Argo' leva Oscar de Melhor Filme

Contrariando as opiniões dos críticos, que acreditavam que a Academia premiaria Lincoln, o Oscar de Melhor Filme em 2013 foi para Argo, do diretor Ben Affleck. Ele, que fez sua fama como ator, ainda dividiu a produção do longa com o amigo George Clooney. A categoria foi apresentada em uma parceria entre Jack Nicholson e a primeira-dama dos Estados Unidos, Michelle Obama.

Ao subir ao palco, Affleck falou: "quero reconhecer Steven Spielberg, que é um gênio, e todos os outros filmes indicados e não-indicados, e ao Tony Mendes por ter nos deixado contar essa história". Em seu discurso, ele ainda lembrou que ganhou o Oscar de Melhor Roteiro Original há 15 anos, em 1998, pelo longa Gênio Indomável, e se emocionou com o novo prêmio. "Nunca imaginei que voltaria para este prêmio", disse. Argo ainda levou os prêmios de Melhor Edição e Melhor Roteiro Adaptado. 

Do diretor Steven Spielberg, Lincoln concorria em 11 categorias, mas faturou apenas duas: Melhor Direção de Arte e Melhor Ator, com Daniel Day Lewis no papel do ex-presidente norte-ameriano.

Jennifer Lawrence foi a premiada na categoria de Melhor Atriz pelo papel no longa O Lado Bom da Vida. Com apenas 22 anos, ela também recebeu o Globo de Ouro, o Independent Spirit e o SAG Awards pelo mesmo trabalho. Ao se levantar para receber sua estatueta, Jennifer se atrapalhou com o volume de seu vestido e caiu na escada que dava acesso ao palco. Sem se constranger, ela falou ao microfone: "sei que vocês se levantaram para me aplaudir apenas porque se sentiram mal por eu ter caído".

O ator Christoph Waltz levou o primeiro Oscar entregue na noite deste domingo (24), o de Melhor Ator Coadjuvante. Waltz atuou no longa Django Livre, dirigido por Quentin Tarantino e agradeceu a ele pela oportunidade, chamando-o de "herói". Esta foi a segunda parceria do ator com Tarantino, a anterior, em Bastardos Inglórios (2009), também lhe rendeu o Oscar na mesma categoria.

Confirmando as expectativas, Anne Hathaway recebeu o Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante por Os Miseráveis. "Tornou-se realidade", ela disse, enquanto olhava para a estatueta em suas mãos. Emocionada, agradeceu à Academia pela indicação ao lado de tantas estrelas, "que são minha inspiração" e dedicou o prêmio ao marido, o também ator Adam Shulman: "o momento mais importante da minha vida foi quando você surgiu para mim".

Também como era esperado, a cantora Adele recebeu o Oscar de Melhor Canção Original por Skyfall, do longa 007 - Operação Skyfall. Durante a cerimônia, ela apresentou a música e recebeu os aplausos entusiasmados da plateia. 

Outro destaque da noite foi o prêmio de Melhor Filme em língua estrangeira para o austríaco Amor, do cineasta Michael Haneke, também indicado nas categorias de Melhor Filme e Melhor Diretor.

Uma curiosidade do Oscar 2013 foi o registro de um empate na categoria de Melhor Edição de Som. 007 - Operação Skyfall e A Hora Mais Escura receberam estatuetas pelo quesito e ficaram marcados como os longas que protagonizaram o terceiro empate da história dos Academy Awards. Este foi o sexto empate nos 85 anos de história do Oscar.

Apresentando a cerimônia, Seth MacFarlane, famoso por ser o diretor de Ted e criador da série de animação Family Guy, brincou durante toda a noite quando chamava algum vencedor ao palco: "vocês recebem prêmios por seus trabalhos e os meus estão apenas nas prateleiras de supermercados".

Confira todos os vencedores do Oscar 2013:

Melhor Filme

Argo

Melhor Diretor

Ang Lee, por As Aventuras de Pi

Melhor Ator

Daniel Day-Lewis, por Lincoln

Melhor Atriz

Jennifer Lawrence, por O Lado Bom da Vida

Melhor Ator Coadjuvante

Christoph Waltz, por Django Livre

Melhor Atriz Coadjuvante

Anne Hathaway, por Os Miseráveis

Melhor Filme em Língua Estrangeira

Amor (Áustria)

Melhor Longa de Animação

Valente

Melhor Documentário em Curta-Metragem

Inocente

Melhor Roteiro Adaptado

Argo

Melhor Roteiro Original

Django Livre

Melhor Fotografia

As Aventuras de Pi

Melhor Direção de Arte

Lincoln

Melhor Figurino

Anna Karenina

Melhor Maquiagem

Os Miseráveis

Melhor Edição

Argo

Melhor Edição de Som

007 – Operação SkyfallA Hora Mais Escura

Melhor Mixagem de Som

Os Miseráveis

Melhor Efeito Especial

As aventuras de Pi

Melhor Trilha Sonora Original

As Aventuras de Pi

Melhor Canção Original

Adele, por Skyfall, de 007 - Operação Skyfall

Melhor Documentário em Longa-Metragem

Searching for Sugar Man

Melhor Curta-Metragem

Curfew

Melhor Curta-Metragem de Animação

Paperman