Os 12 blocos da Sebastiana (Associação Independente dos Blocos de Carnaval de Rua da Zona Sul, Santa Teresa e Centro do Rio de Janeiro) se encontram na Fundição Progresso, nesta quinta-feira (17), às 23h, para mais um Grito da Sebastiana. Promovido há nove anos pela associação, o evento abre a contagem regressiva para o Carnaval de Rua 2013 e aporta novamente na Fundição Progresso, se consolidando como parte do calendário de verão da casa.
Entre as atrações desta edição está o grupo Casuarina, que promete agitar o público com sambas antigos e novos, transformando o palco São Sebastião em um verdadeiro terreiro de bambas.
Como já é tradição, a festa continua ao som da Banda do Cordão da Bola Preta, o mais antigo bloco de rua do Rio de Janeiro, com 94 anos, que traz ao palco as mais tradicionais marchinhas de carnaval.
A Bateria da Sebastiana, composta por ritmistas de todos os blocos que integram a associação, encerra a noite com uma apresentação especial, cantando sambas que já animaram desfiles de blocos da cidade.
O Grito da Sebastiana é também uma homenagem a São Sebastião, padroeiro da cidade do Rio de Janeiro.
Fazem parte da Sebastiana os blocos: Ansiedade, Barbas, Bloco de Segunda, Carmelitas, Escravos da Mauá, Gigantes da Lira, Imprensa Que Eu Gamo, Meu Bem Volto Já!, Que Merda é Essa?!, Simpatia É Quase Amor, Suvaco do Cristo e Virtual.