Ensaios técnicos estão de volta ao Sambódromo

Os ensaios técnicos das escolas de samba no Sambódromo continuam neste fim de semana, desta vez com Inocentes de Belford Roxo (às 19h), São Clemente (20h) e Imperatriz (22h) no sábado, e Mangueira (20h) e Grande Rio (22h) no domingo. Quem acompanhar os ensaios terá a oportunidade de ver em primeira mão o que as escolas estão preparando para o Carnaval 2013. Os ensaios acontecem durante todo o mês de janeiro, e terminam no primeiro domingo de fevereiro com a Unidos da Tijuca. 

E domingo tem mais carnaval no Parque Criativo, parte do projeto Distrito Criativo do Flamengo e Arredores, que quinzenalmente leva cultura, diversão e arte para o Aterro do Flamengo. A atração do dia 13 é o Bloco Batuque das Meninas, a partir das 10h, no Teatro de Marionetes Carlos Werneck. A entrada é gratuita e a classificação é livre.

Mas o fim de semana não é só de samba. O Projeto Música no Museu tem apresentações de música erudita que acontecem em vários espaços pela cidade. Neste sábado, é a vez do Centro Cultural Municipal Parque das Ruínas, em Santa Teresa, receber, às 11h30, a apresentação "In the Mood", dos músicos Damu Telek (contra-baixo acústico) & Jolt Telek (guitarra, gaita, flauta e voz), com entrada gratuita e classificação livre.

Ainda no Parque das Ruínas, todos os sábados de janeiro, às 16h, o grupo Irmãos Brother se apresentarão gratuitamente, dando início ao projeto “IRMÃOS BROTHERS NO PARQUE”. A classificação é livre.

O Centro Municipal de Artes Hélio Oiticica inaugura o projeto Espaço Experimental com a exposição individual de Antonio Bokel "Transfiguração do Rastro". O artista utiliza o espaço e o caos urbano como suporte para intervenções e matéria-prima para suas obras. A exposição fica em cartaz até 3 de fevereiro, aos sábados e domingos, das 11h às 17h, com entrada gratuita e classificação livre. 

No Centro Cultural Parque das Ruínas, a Exposição SUCARTE apresenta 50 peças do artista popular/folclórico Getúlio Damado sobre a arte com sucata. A exposição é a demonstração de uma arte através de objetos construídos com sucata e reciclados. Após a inauguração, será oferecida gratuitamente uma oficina de dois dias a fim de mostrar como são construídos esses objetos. A exposição fica em cartaz sábado e domingo, das 10h às 18h, com entrada gratuita e classificação livre.

O projeto Brincando na Lona, na Lona Cultural Municipal Herbert Vianna, é uma ótima opção para a criançada e tem uma animada programação infantil com brincadeiras, contação de histórias, fabricação de brinquedos, cinema e muito mais! Dia 12, das 11h às 14h30, com entrada gratuita.