Professores da rede estadual do Rio lançam livros sobre educação e cultura

Educação e cultura têm sido levadas além dos muros da escola. Em dezembro, professores da rede de diferentes localidades mostraram seus talentos por meio da arte literária. Entre eles, Francisco Evandro, Marco Antônio Guerra e Graça Santos deram lugar à inspiração e lançaram suas obras. 

No dia 27, a pedagoga, orientadora educacional e professora de Filosofia e Sociologia, Graça Santos, faz sua estreia como escritora na Livraria Arlequim, no centro do Rio. Coaching Educacional – Ideias e estratégias para gestores, pais e professores que querem aumentar o seu potencial de persuasão e conhecimento reúne casos registrados pela autora durante os 35 anos de experiência em educação pública e privada.  

No dia 21, uma tarde de autógrafos foi promovida para marcar a apresentação da 15ª obra do docente de Física e Matemática e poeta, Francisco Evandro de Oliveira, que leciona nos colégios estaduais Tenente Otávio Pinheiro, em Belford Roxo, e José Leite Lopes (Nave), na Tijuca. O livro Valsa dos Versos mostra a complexidade da existência e seus desvios em fracassos e desesperos. O talento do docente já teve reconhecimento internacional. Na Itália, ele recebeu um prêmio especial com a obra infantil O Galo de Bombaim, pela Accademia Internazionale II Convivio, de Castiglione di Sicilia. 

Já o professor Marco Antônio Guerra, do Colégio Estadual Deodoro, na Glória, lançou dois livros: Sermão das Entranhas e Razão da Poesia. O poeta e contista trata de obras cativantes e aprisiona o leitor na diversidade de tramas.