Festival Cel.U.Cine de Micrometragens terá premiação nesta quarta-feira (12)

Dira Paes está no júri que elegará os vencedores na Oi Futuro Flamengo

Produções do Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte, Porto Alegre, Curitiba, Florianópolis, Belo Horizonte, Salvador, Aracaju e João Pessoa, além de Cabo Verde e Portugal, estão entre os 25 finalistas do Festival Cel.U.Cine de Micrometragens, cuja cerimônia de premiação será nesta quarta-feira (12), das 20h às 22h, no Oi Futuro do Flamengo, na Zona Sul do Rio de Janeiro.

Criado pela Associação Revista do Cinema Brasileiro em parceria com o Oi Futuro, o Cel.U.Cine conta com patrocínio da Oi e da Secretaria de Estado de Cultura, através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura do Rio de Janeiro, e apoio da RioFilme e do Canal Brasil.

Os filmes concorrem nas categorias animação, documentário, ficção, música e ainda ao Prêmio Especial RioFilme. Os cinco vencedores serão escolhidos por um júri formado pela atriz Dira Paes, pelo músico Paulinho Moska, e pelo DJ e crítico de cinema, Marcelo Janot. Cada um receberá a quantia de R$ 8 mil e será exibido em um programa especial do Canal Brasil e no site Porta Curtas.

Em sua quinta edição, o Cel.U.Cine recebeu inscrições de mais de 170 filmes, totalizando cerca de 1.200 micrometragens em seu banco de dados ao longo dos cinco anos do festival. Para o diretor do evento, Marco Altberg, a qualidade dos concorrentes na edição de 2012 está superior aos dos anos anteriores. “Isso se percebe tanto pelo uso das novas tecnologias quanto pela linguagem. Mas ficou claro, sobretudo, o domínio da narrativa em cima da tecnologia”, observa.