Sundance anuncia filmes da premiere

O Festival de Sundance – que acontecerá em Park City, Utah (EUA), de 17 a 27 de janeiro –  divulgou os títulos de ficção e documentário da sua Mostra Premiere. 

Criada para expor a diversidade do cinema independente contemporâneo, através do trabalho de diretores americanos e internacionais, a Premiere desta 29ª edição traz diretores renomados  e com muitos nomes de peso no elenco. 

Entre os títulos ficcionais, Richard Linklater –  que despontou no Sundance em 2001 com a animação Waking Life – vai apresentar Before Midnight estrelado por Ethan Hawke e Julie Delpy. Com os mesmos atores, o filme é a continuação de Antes do Amanhecer e Antes do Pôr-do-sol, quando os personagens Jesse e Celine voltam a se encontrar. 

Um dos mais esperados é Lovelace, de Rob Epstein – sobre Deep Throat, o primeiro filme pornográfico de sucesso. Foi uma sensação internacional em 1972 e fez de Linda Lovelace uma queridinha da mídia. Anos mais tarde é revelado o lado triste dessa história.  

Também geram expectativa: Don Jon’s Addiction, de Joseph Gordon-Levitt, com Scarlett Johansson e Julianne Moore; The look of  love, de Michael Winterbottom (UK), sobre a história real do publicista britânico Paul Raymond; e Stoker, de Park Chan-Wook, com Mia Wasikowska e Nicole Kidman

Outro grande destaque é Jobs, de Joshua Michael Stern, com Ashton Kutcher, Lukas Haas e Matthew Modine. O filme é sobre a vida de Steve Jobs, morto em 2011, um dos maiores empreendedores da história da administração e da informática. Jobs será também o título de encerramento do Sundance no dia 27 de janeiro.  

Na categoria Premiere Documentário – que terá 12 títulos – se destacam:  We steal secrets: The story of Wikileaks, de Alex Gibney, que aborda o famoso episódio ocorrido em 2010 sobre o poder da Internet e o que poderia ser uma nova era de transparência ou uma guerra da informação; e The Crash Reel, de Lucy Walker, sobre o atleta Kevin Pearce. Walker é diretora de Lixo Extraordinário realizado em conjunto com João Jardim e que foi candidato ao Oscar em 2011. 

The Crash Reel é também o título escolhido para a sessão de gala que acontece em Salt Lake City, capital de Utah, no dia seguinte à abertura do festival em Park City.