Começa hoje a 18ª edição do Búzios Cine Festival  

Entre os destaques da programação gratuita, 'Cesar deve morrer', dos irmãos Taviani

O Gran Cine Bardot, sede do festival, exibirá uma programação composta por grandes títulos em pré-estreia para o Brasil, muitos deles premiados internacionalmente. A Praça Santos Dumont apresentará uma seleção de filmes populares de grande repercussão no circuito nacional. Toda a programação tem entrada grátis.

A sessão de abertura do Búzios Cine Festival acontece nesta quarta-feira (21), com a exibição para convidados de O Amante da rainha, de Nikolaj Arcel. O filme participou da competição oficial do Festival de Berlim, onde saiu premiado nas categorias ator e roteiro.

Na seleção do Festival, destaque para o filme nacional De pernas pro ar 2, continuação do sucesso de bilheteria de 2010, com Ingrid Guimarães e Maria Paula, presentes no evento. Entre os títulos internacionais estão O impossível, de Juan Antonio Bayona, com Naomi Watts e Ewan McGregor, cujas interpretações estão cotadas para a temporada de prêmios americanos em 2013; César Deve Morrer, dos irmãos Taviani, com Cosimo Rega, Salvatore Striano e Giovanni Arcuri, vencedor do Urso de Ouro no Festival de Berlim 2012.

Outros destaques: Infância clandestina, de Benjamín Ávila, com Natalia Oreiro e Ernesto Alteri, filme escolhido pela Argentina para a indicação ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro de 2013; Mais um Ano, de Mike Leigh, com Jim Broadbent, Ruth Sheen, David Bradley e Lesley Manville, indicado ao Oscar de melhor roteiro e vencedor do Prêmio Especial do Júri no Festival de Cannes

Ainda na programação: A negociação, com Richard Gere, possível candidato ao Oscar 2013 por sua interpretação; Tainá 3, continuação das aventuras da pequena índia Tainá, dirigido por Rosane Svartman; A Sorte em Suas Mãos, de Daniel Burman, diretor do sucesso O abraço partido, vencedor do Urso de Prata do Festival de Berlim; Ánima Buenos Aires, animação argentina e último trabalho do reconhecido cartunista argentino Caloi, dirigida por María Verônica Ramírez; O último Elvis’, de Armando Bó, que participou da seleção oficial do Festival de Sundance 2012 e foi finalista na seleção para o Oscar pelo seu país.

Já o filme Reality, foi indicado à Palma de Ouro e vencedor do Grande Prêmio do Júri no Festival de Cannes 2012, dirigido por Matteo Garonne, do premiado Gomorra e Dentro da Casa, de François Ozon, que participou dos festival de Toronto e Veneza e foi vencedor do prêmio de melhor filme no Festival de San Sebastian.

Nas sessões realizadas no Gran Cine Bardot, o público deverá retirar os ingressos 30 minutos antes da abertura.

Paralelo ao festival, o Show Búzios, em sua 11 edição, volta a promover o encontro entre exibidores e distribuidores do país, estabelecendo um importante debate sobre as possibilidades dos próximos anos no mercado brasileiro. Durante os dias 22 e 23 de novembro, serão apresentados os trailers e campanhas dos títulos programados para o circuito cinematográfico de 2013.

No cinema da Praça Santos Dumont serão exibidos filmes populares para o público ao ar livre, promovendo o encontro da população e dos turistas em noites de muito cinema e diversão. Entre os títulos programados, 31 Minutos, de Pedro Peirano e Álvaro Díaz, baseado no programa de TV de sucesso no Chile e Happy feet 2’, continuação da animação vencedora do Oscar, dirigida por George Miller.

Realizado pela CIMA e pelo Gran Cine Bardot, o festival é patrocinado pela Prefeitura de Armação dos Búzios.