'A casa dos budas ditosos' em curta temporada no Imperator

Fernanda Torres volta como a despudorada senhora, 68, que narra suas aventuras sexuais

De volta aos palcos do Rio, a comédia A casa dos budas ditosos ganha curta temporada de duas semanas, de 30 de novembro a 9 de dezembro, no Centro Cultural João Nogueira (Imperator), no Méier.  A peça, com direção e adaptação do dramaturgo Domingos de Oliveira, tem sessões às sextas e sábados, às 20h e domingos, às 19h30. 

No cenário de fundo preto, atmosfera fechada e informal, uma mesa de vidro. Nela estão alguns objetos, dentre eles copos de bebida, o livro Nossa vida sexual, de Fritz Khan, e miniaturas de dois budas ditosos fazendo sexo. Fernanda entra em cena, senta-se e encarna CLB, uma senhora baiana de 68 anos, residente no Rio. E há nove anos foi assim que ela começou a interpretar a personagem.

Repleta de joias e com um ar de libertina, ela resolve contar sua própria vida e histórias, sobre sexo e prazer. A personagem é despudorada e fala de forma humorada e sem culpa sobre seus casos sexuais desde a juventude até a velhice. Por meio das confissões, a mulher do livro de Ubaldo mostra ao público sua felicidade com ousadia e muito senso de humor.  

Ao ler A casa dos budas ditosos pela primeira vez, Domingos Oliveira notou logo a dramaticidade que o livro trazia em sua essência. Escolheu Fernanda Torres para encarnar a divertida protagonista. "Precisava de alguém que soubesse transitar por todas as idades, pelas diversas fases da personagem", lembra Oliveira, que dirige o espetáculo. Uma mulher "entre os trinta e cinco e quarenta e poucos anos, a melhor idade na vida de qualquer mulher".

"A narrativa de João Ubaldo Ribeiro contém nítida importância filosófica, disfarçada em folhetins de peripécias sexuais. O personagem sem nome que ele criou encarna uma deusa. Sua divina liberdade é almejada pela imaginação coletiva, embora seja, na prática, inalcançável", explica o diretor. A direção de criação é de Daniela Thomas e a de produção, de Carmen Mello.

Serviço 

Espetáculo A Casa dos Budas Ditosos

Local: Imperator Centro Cultural João Nogueira - Rua Dias da Cruz, n°170 – Méier -  Rio de Janeiro

Data e horário: De 30 de novembro a 9 de dezembro de 2012 / Sexta e sábado, às 20h / Domingo, às 19h30

Ingresso: R$ 60 (inteira) / R$ 30 (meia)

Informações no telefone: (21) 2596-1090

Capacidade do teatro: 642 lugares

Classificação etária: 18 anos

Duração: 90 minutos

*Do Projeto de Estágio do Jornal do Brasil