Bombeiro apresenta comédia inspirada nas ocorrências em São Paulo

O bombeiro Rafael Barros Silva da Luz, de 29 anos, tem feito sucesso com um show de stand-up comedy a partir de ocorrências inusitadas da corporação. Luz é bombeiro há 11 anos e trabalha há dois no 18º Grupamento de Bombeiros, em Itapecerica da Serra.

Chamado "Comédia em Chamas", o show apresenta um lado do Corpo de Bombeiros não muito conhecido do público, com relatos dos exames preparativos, dificuldades do curso de formação, rotina do estágio e ocorrências bizarras, como o primeiro dia de trabalho de Luz, em que ele teve que capturar um cobra no interior paulista.

"Quando o sargento me mandou buscar o gancho de captura eu imaginei um troço com mira laser e tudo mais... Mas vocês já viram gancho de captura de cobra? É um cabo de vassoura com um cabide na ponta e um barbante. Vai pegar uma cobra com isso, vai...", diz Luz no espetáculo.

Além de capturas de cobras, entram no repertório resgates de cães, gatos e esquilos, e outras histórias mirabolantes do cotidiano da profissão.

Segundo o humorista, a ideia de montar um show de humor com piadas inspiradas na rotina de trabalho surgiu durante um encontro de amigos. "Na final do Campeonato Carioca deste ano eu estava na casa de uns amigos, no Rio de Janeiro, contando essas histórias e o pai de uma amiga falou que eu deveria escrever um espetáculo disso, porque era diferente e faria muito sucesso", contou.

O roteiro saiu, e desde maio Luz apresenta o show, atualmente em cartaz todas as sextas-feiras, a partir das 23h, no Teatro Santo Agostinho, na Rua dos Apeninos, centro de São Paulo.

O sucesso chamou a atenção de outros colegas de serviço. Hoje, bombeiros do Brasil inteiro mandam suas histórias para o comediante. "Agora, as pessoas vão lembrar dos bombeiros não só no acidente de carro, no fogo, no atropelamento, mas também quando estiverem se divertindo", conclui Luz.