Descubra o ator que existe em você 

Curso ensina a arte de interpretar para todos 

Interpretar, atuar, contracenar. A arte de representar existe há séculos e faz parte do teatro, cinema e TV. Viver personagens, vidas, fantasias, sentimentos, em nome do entretenimento. Esta é a função do ator. Porém pode estar enganado quem acha ser preciso ter experiência e vivência para subir aos palcos. Agora, os interessados em aprender e desenvolver outras habilidades nesta área poderão ter a sua chance.

A atriz e psicanalista Glória Portella está ministrando na Casa de Laura Alvim a Oficina Livre de Teatro para Atores e não Atores, para adultos e adolescentes, a partir de 14 anos. O diferencial está em aliar técnicas teatrais e estudos da psicanálise, de forma lúdica.

Ela já atuou novelas e programas e seu personagem mais famoso foi a Irmã Veridiana, da novela Xica da Silva, na extinta Rede Manchete. Atualmente está no ar como Darci, no Zorra Total, na Rede Globo. Apaixonada por cinema, a também professora de yoga e psicóloga traz uma proposta nova de ensino, para quem não tem conhecimento teatral ou quer se reciclar.

Segundo conta, a ideia do curso veio de um trabalho voluntário no Centro Psiquiátrico do Rio de Janeiro, onde dava aulas para pessoas com transtornos mentais. Glória descobriu que esse processo ajudava na reabilitação social e na auto-estima das pessoas.

Outra experiência a fez pensar sobre o assunto. Quando era adolescente, participou de um curso com Sérgio Brito, com alunos mais experientes. Sentiu-se um peixe fora d’água, pois era tímida e insegura. O professor sugeriu que ela procurasse outro curso, o que a deixou arrasada. A partir dessa experiência, a atriz decidiu ajudar os outros a não se sentirem como ela, e foi assim que criou seu próprio curso.

Ensinamentos, técnicas e caminhos

De acordo com Glória, um personagem é composto pelas experiências das próprias vidas. “Não estamos acostumados a expor sentimentos”, observa. Esse processo é uma das propostas da oficina. Fazem parte das turmas psiquiatras, empresários, vendedores e até atores, que aprendem métodos que os ajudam de várias maneiras.

Técnicas de improvisação, dramatização de cenas do cotidiano, inversão de papéis são estratégias usadas nas aulas. Segundo Glória, alguns dos benefícios são a redução da timidez e do estresse, além do aumento da concentração, entre outros. “Há exercícios até para controlar a raiva, e dicas para manter a calma em horas difíceis, como antes de entrar no palco ou dar uma palestra”, exemplifica. 

Ela esclarece que informações como essas servem para melhorar o modo como atuar na profissão, através da vivência das várias facetas que cada pessoa possui. “Isso ajuda no autoconhecimento e a melhorar como ser humano. No teatro se pode tudo, é um aprendizado para as pessoas se aprimorarem.”

Ministrado em módulos, há sempre uma nova lição no curso e as aulas são montadas a partir das necessidades da turma. As inscrições estão abertas em qualquer época do ano. As aulas são às sextas-feiras, de 16h às 18h, e sábados, de 14h30 às 17h. O ambiente é de diversão e criatividade. “Virou também uma forma de aumentar o círculo de amigos, sempre saímos para tomar um chope”, comenta Glória.

Segundo um aluno que não se identificou, o curso é um lugar onde todos são iguais,se esquecem das profissões, do status e navegam no mesmo barco. Quem quiser fazer parte da turma, pode entrar em contato nos telefones (21) 8894-7856 e 9974-5081 e e-mail [email protected] (Pedro Rocha)