Flávio Duncan lança livro de relatos sobre pesquisa com moradores de rua

Ativista social é um dos indicados ao Prêmio Nobel da Paz de 2012

O jornalista Flávio Duncan lança nesta quinta-feira (9), às 19h, na loja Fnac do Barra Shopping, o livro Diários do Meio-Fio. A narrativa é dividida em pequenos relatos da pesquisa de campo de Duncan com moradores de rua para Pescador de ideias, obra conceitual lançada em 2011 que deu origem ao Portal Pescador de Ideias, que concentra mais de 286 mil usuários cadastrados numa grande rede de discussão sobre responsabilidade social. Já Diários do Meio-Fio traz, sem grandes subterfúgios, os detalhes da rotina dessas pessoas e do trabalho do ativista social.

Desde o conto no qual um vereador o convida a seu gabinete para tentar “comprá-lo” em troca de financiamento de projetos e cargos para parentes ao relato de uma indigente perdida em sua própria loucura, Duncan trata com leveza aquilo que vivenciou durante a pesquisa para Pescador de Ideias. O tom despojado, no entanto, não tira a seriedade do tema tratado pelo livro e é capaz de inspirar a atenção do leitor para as questões sociais. 

Autor

Atuante em movimentos sociais desde os 18 anos, quando trabalhou em iniciativas de combate à vulnerabilidade social, o autor de Diários do Meio-Fio já foi indicado ao Prêmio Internacional John F. Murray, pela Universidade de Iowa (EUA), sendo seu primeiro - e único- representante brasileiro. O jornalista também é um dos indicados ao Prêmio Nobel da Paz deste ano.