'Call Me Maybe': conheça a cantora que lançou o novo fenômeno da web

Há seis meses, Lana Del Rey era a detentora do título de "atual fenômeno da internet". Depois de passar por uma repaginada no visual, ela, que já vinha tentando a carreira de cantora há algum tempo, começou a fazer sucesso na internet no segundo semestre de 2011, antes mesmo de ter um álbum lançado - o que só viria a acontecer em janeiro do ano seguinte. Sua canção Video Games virou hit e só se falava em Lana. Mas isso já faz seis meses. Tempo suficiente para que ela perdesse o posto.

Atualmente, julho de 2012, o maior fenômeno da internet atende pelo nome de Carly Rae Jepsen. Aos 26 anos, a cantora canadense estourou com o hit Call Me Maybe, que se tornou a música do verão no hemisfério norte depois que ganhou uma série de versões divulgadas no YouTube. Há desde uma versão caseira feita por Katy Perry durante uma festinha com amigos na piscina até uma montagem em que Barack Obama canta a canção - feita com trechos dos discursos do presidente americano.

Diferentemente de Lana, Carly investe em um público adolescente. Ela é, inclusive, "apadrinhada" pelo astro teen Justin Bieber. Call Me Maybe tem os elementos necessários para agradar a um público bem jovem: um refrão chiclete e uma melodia dançante.

Mas, na maneira como conduziu a carreira, Carly tem muitas semelhanças com a antecessora. Assim como Lana, ela vinha tentando o sucesso há algum tempo. A canadense chegou a ficar em terceiro lugar do American Idol canadense de 2007, mas conseguiu apenas uma projeção moderada e sem grande repercussão. Tudo mudou quando Justin Bieber, em uma passagem pelo Canadá, escutou uma música de Carly no rádio e insistiu para que seu empresário a lançasse.

Foi então que ela, que até então apostava em um estilo mais adulto, mudou radicalmente o visual. Aos 26 anos, mais parece uma menina de 18, idade do padrinho Justin Bieber. Foi a mesma tática utilizada por Lana Del Rey ao substituir a camiseta e a calça jeans por um visual que lembra o das divas dos anos 50. Além disso, Carly mudou o repertório e passou de um estilo com influências do folk e do jazz para o pop adolescente. O resultado? Chegou ao topo da parada da Billboard. Se o objetivo era sucesso, Carly definitivamente chegou aonde queria.

Clique na aba e confira fatos e curiosidades sobre a cantora que se tornou o novo fenômeno da internet - mas seja rápido, porque ela pode perder o título a qualquer momento.