Musical de Paulo Cesar Pinheiro estreia nesta quinta no teatro Glauce Rocha

Segundo musical do compositor Paulo César Pinheiro, Galanga, Chico Rei, um espetáculo afro-brasileiro com texto e músicas de Paulo César Pinheiro e direção de João das Neves, estreia dia 12 de abril abrindo a temporada do projeto "Linguagens Brasileiras – Cultura Negra em Cena", idealizado pelas produtoras Laura Castro e Marta Nóbrega. Vencedor do edital da Funarte, Linguagens Brasileiras ocupará o Teatro Glauce Rocha de abril a julho de 2012.

Galanga, Chico Rei traça o panorama da fabulosa história da vida de Chico, rei de uma tribo do Congo que foi trazido como escravo para o Brasil e tornou-se herói. A peça mostra a congada - bailado dramático tradicional em vários estados brasileiros, principalmente em Minas Gerais. Figurantes representam a coroação de um rei do Congo, sempre com muita música, danças, cortejo, cavalgadas e levantamento de mastros, mesclando os cultos católicos aos africanos.

Ao mesmo tempo, Galanga, Chico Rei revê a história tradicional do nosso país e da nossa cultura sob o prisma da identidade afro-brasileira. E usa a tradição oral em cena com as várias versões de uma mesma história contada, muitas vezes, de forma simultânea. O cenário reproduz um quartel de congadeiro, local onde se fazem as festas e cerimônias, apresentando algumas formas dos 7 ternos fundamentais do congado e suas coreografias.

No elenco, só atores mineiros: Maurício Tizumba, Alysson Salvador, Bia Nogueira, Denilson Tourinho, Evandro Passos, Everton Coroné, Felipe Gomes, Kátia Araccelle, Lucas Costa, Maíra Baldaia e Rodrigo Jerônimo .

O espetáculo repete a parceira entre Paulo César Pinheiro, João das Neves e Maurício Tizumba, iniciada no premiado Besouro Cordão-de-Ouro, em 2006, e dá continuidade à pesquisa e à linguagem desenvolvidas naquele musical – que mostrou inovação na temática, na música e na linguagem cênica, resultando em turnê de quatro anos e o prêmio Shell de melhor música. Ao longo da temporada a equipe aprofundou sua relação com a linguagem e o trabalho em conjunto que resulta agora nesse segundo projeto.

Serviço

Espetáculo: Galanga, Chico Rei

Sinopse: O mito de Chico Rei é resgatado pela figura de Pai Grande que conta sua história a jovens congadeiros

Temporada de 12/04 a 15/04

Quintas, sexs e sabs, às 19h e doms, às 18h

Teatro Glauce Rocha

Av. Rio Branco, 179, Centro.

Tel: 2220-0259

Bilheteria: de 4ª a dom, das 14h até o início do espetáculo

Capacidade: 278 lugares

Ingressos: R$ 20,00 (inteira) e R$10,00 (meia)

Classificação: Livre

Duração: 90 min (60min – sessão especial para crianças)