"Tensa", Monique Evans é ovacionada em longos sensuais da Lix 

Capitaneada pela sempre polêmica Monique Evans, a Lix levou para a passarela do Fashion Business uma coleção cheia de vestidos longos e sensuais. Amiga pessoal de Paulo Zyngier, o estilista e dono da marca, ela abriu o desfile com um modelo justo de estampa felina. Nos bastidores, revelou o motivo do convite: "Eu uso Lix. Fui à loja e experimentei uma calça jeans tamanho 36. O Paulo me disse: você está com corpo de modelo. A coisa ficou séria, estou tensa (para desfilar)".

Além de Monique, exibiram os modelos cobertos por estampas animais tops veternas como Viviane Orth e Talytha Pugliesi. Com olhos dramáticos - contornados por sombra preta brilhante, muita máscara nos cílios e sobrancelhas marcadas -, elas expressaram a proposta da marca de fazer "a mulher se sentir bem sensual", segundo Paulo. Feitas em tecidos leves, as peças eram acompanhadas de casaquetos e encharpes. Isso porque, de acordo com o estilista, a grife, que vende muito no Norte e Nordeste do País, não pode pensar em um inverno para vestir clientes do Sul, único lugar onde realmente faz frio.

Deslizaram pela passarela vestidos e macacões feitos de jérseis, franzidos, estampados e bordados, algumas vezes com franjas, fendas ou brilho. A modelagem é mais solta, delineando as formas do corpo na leveza dos materiais escolhidos. Segundo o estilista, as peças únicas são suas preferidas porque a cliente não precisa pensar em montar um look. Destacaram-se ainda as texturas: imitações de couro e pele, crochê e plisses metálicos. Nas cores, mais uma expressão do espírito "africano" que acabou embalando a coleção, embora não fosse a ideia inicial: bronze, ouro, preto, caqui, verde, azul e roxo. Nas mãos, carteiras metalizadas.

Monique encerrou o desfile em um longo negro com pedrarias em tons de laranja na gola. Ovacionada do início ao fim, ela levantou o público ao acompanhar o amigo Paulo em sua rápida aparição na passarela. Ele não poderia ter escolhido melhor garota-propaganda.

Semana de moda carioca

Dois eventos de moda agitam o Rio de Janeiro. O Fashion Rio, um dos maiores eventos de moda do País, está em sua 20ª edição e acontece entre 10 e 14 de janeiro, no Píer Mauá, no Rio de Janeiro. Já a 19ª edição da bolsa de negócios de moda Fashion Business, a maior da América Latina, vai até 13 de janeiro, no Jockey Club Brasileiro, também na capital carioca. No total, são 49 desfiles que tomam as passarelas do Rio de Janeiro em seis dias, incluindo as apresentações dos novos talentos, que acontecem no Rio Moda Hype, nos dias 10 e 11 de janeiro.