Temporada de prêmios de Hollywood já tem favoritos

Em Hollywood, fim de ano é tempo de especular. Definidas as indicações para o Globo de Ouro, críticos já fazem suas apostas sobre os favoritos do Oscar. Entre os longas mais cotados, estão alguns inéditos no Brasil e outros de sucesso aqui, como Meia noite em Paris, de Woody Allen.

O campeão de indicações ao Globo de Ouro é The Artist, um filme mudo e em preto e branco do diretor francês Michel Hazanavicius. O longa concorre em seis categorias, incluindo Melhor Roteiro e Melhor Filme de Comédia ou Musical. Já o vencedor da Palma de Ouro em Cannes, Árvore da Vida, ficou de fora do Globo de Ouro e até corre o risco de não figurar entre os indicados a Melhor Filme do Oscar caso a Academia decida indicar menos filmes do que em 2011, quando escolheu dez.

A blogueira norte-americana Anne Thompson já ousou até apontar quem vai disputar a estatueta de Melhor Filme no Oscar. Além de The Artist, aposta no War Horse de Steven Spielberg e em Os Descendentes , dirigido por Alexander Payne e que tem George Clooney no elenco. Woody Allen, que concorre em quatro categorias do Globo de Ouro com Meia Noite em Paris, também é esperado para figurar entre os grandes do Oscar.

Preferências à parte, a lista oficial de indicados do maior prêmio de Hollywood sai apenas no dia 24 de janeiro. A cerimônia acontece em 26 de fevereiro. Já a premiação do Globo de Ouro ocorre em 15 de janeiro, com apresentação de Ricky Gervais.