Em Porto Alegre, Ben Harper abre sua passagem pelo Brasil 

Ben Harper iniciou sua passagem pelo Brasil, no final da noite deste sábado, em Porto Alegre, para um público de 4,5 mil pessoas com um show que passeou pelos seus quase 20 anos de carreira. Um dos momentos mais marcantes da apresentação foi quando o músico americano cantou à capela (sem ajuda de equipamentos) um tema gospel que gravou com o Blind Boys Of Alabama, transformando o local em uma verdadeira igreja do sul dos Estados Unidos.

Logo após subir ao palco, Harper mostrou muita simpatia e fez questão de cumprimentar a plateia antes mesmo de tocar, sinal da importância que ele deu, ao menos durante esta apresentação, para a interação com o público. "Muito obrigado por estarem aqui, é muito bom estar de volta", disse ele ao trocar as primeiras palavras com o público.

Ele abriu o show com Better Way, mas logo em seguida emendou Diamonds On The Inside para o deleite da plateia majoritariamente composta por aqueles que acompanham, basicamente, seus hits de FM. Por esse motivo, boa parte da plateia sofreu com os improvisos de mais de 10 minutos que ocorreram em ao menos três das 20 músicas que a banda tocou, incluindo No Quarter do Led Zeppelin, que teve duração de 15 minutos.

O momento mais marcante do show foi quando Harper tocou a música Where Could I Go que gravou com o Blind Boys Of Alabama. "Essa é uma música de uma das maiores bandas de gospel que existem", disse. Durante a música, chegou à beira do palco e pediu para o público fazer silêncio para que cantasse a canção sem microfone, o que transformou o local, pelos menos por alguns momentos, em uma verdadeira igreja sulista americana.

Ele veio acompanhado de uma banda com uma pegada mais rock n roll, na mesma tônica de seu último discoGive Till It´s Gone, trabalho do qual tocou apenas duas músicas: Rock n Roll Is Free e Don´t Give Up On Me Now. Ele terminou a apresentação de mais de duas horas e meia de duração com a inédita Better Than I Deserve, "nunca tocamos essa música no Brasil", disse.

A banda segue pela turnê brasileira com apresentações em Florianópolis, Belo Horizonte, São Paulo e Rio de Janeiro.