Músicas de Guinga são atração da Série Sala Jazz no Parque Lage

Acompanhado dos parceiros Paulo Sérgio Santos e Lula Galvão, compositor se apresenta na EAV em agosto

Paulo Sérgio Santos é clarinetista do Quinteto Villa-Lobos há 36 anos. Em 1977, passou a integrar a Orquestra Sinfônica do Theatro Municipal do Rio de Janeiro na função de primeiro clarinetista solista, exercendo essa atividade durante 18 anos. Com o compositor Guinga, tem se apresentado nos últimos 15 anos em diversas cidades do Brasil e do exterior. Lançaram juntos em 2009 o CD e o DVD “Saudade do cordão”. Com o Quinteto Villa-Lobos, no mesmo ano, lançou também o CD “Villa, um clássico popular”.

O trio formado pelo violinista e compositor Guinga, o clarinetista Paulo Sérgio Santos e o violonista e guitarrista Lula Galvão será a segunda atração da série Sala Jazz no Parque Lage, promovida pela Sala Cecília Meireles, vinculada à Secretaria de Estado de Cultura. O espetáculo será no dia 13 de agosto, às 20h, na Escola de Artes Visuais. A Temporada 2011 da Sala tem o patrocínio da Petrobras.

A programação escolhida pelo trio para a Série Sala Jazz inclui 12 composições de Guinga, cujas músicas já foram gravadas por Elis Regina, Chico Buarque e Ivan Lins. O repertório inclui “Destino Bocaiúva”, “Exasperada”, “Sete estrelas”, “Choro pro Zé”, “Jogo de cumpadre”, “Dá o pé, Loro”, “Sinuoso”, “Constance”, “Cheio de dedos”, Picotado”, “Par constante” e “Por trás de Brás de Pina”.

João Guilherme Ripper, diretor da Sala Cecília Meireles, destaca a singularidade do trabalho de Guinga no cenário da MPB: “Guinga foge do tradicional. É um compositor que ampliou o vocabulário harmônico da música popular brasileira com suas belas melodias e sequências sofisticadas de acordes. Junto com ele, Paulo Sérgio Santos e Lula Galvão são sinônimo de virtuosidade instrumental.”

Sobre Guinga:

Formado em odontologia, Carlos Althier de Souza Lemos Escobar, mais conhecido como Guinga, deixou a veia artística falar mais alto. Aprendeu a tocar violão sozinho aos 13 anos e, aos 16, começou a compor, classificando a sua primeira autoria no Festival Internacional da Canção aos 17 anos. O violonista e compositor trabalhou profissionalmente acompanhando artistas como Clara Nunes, Beth Carvalho, Alaíde Costa, Cartola e João Nogueira, entre outros. Tem composições gravadas por Elis Regina, Michel Legrand, Sérgio Mendes, Leila Pinheiro, Chico Buarque, Clara Nunes, Ivan Lins etc. Já lançou oito CDs ao longo de sua carreira, sendo seis pela gravadora Velas. Todos com sucesso de crítica.

Sobre Paulo Sérgio Santos:

Sobre Lula Galvão:

Nascido em Brasília, o violonista e guitarrista Lula Galvão iniciou suas atividades musicais ao lado da grande cantora e compositora Rosa Passos, com quem gravou vários CDs. Em 2009, lançou o seu primeiro disco solo, chamado “Bossa da minha terra”, pela Biscoito Fino. Ao lado de Guinga, de quem é parceiro, já tocou em países da Europa, da América Latina e também nos EUA. Participou do Festival de la Guitarra, de Córdoba (Espanha), de concerto com a Filarmônica de Los Angeles (Disney Hall), com regência de Vince Mendoza, e no J.F.K Center of Arts (D.C). Caetano Veloso, Jaques Morelenbaum e Ivan Lins são outros nomes com quem já se apresentou.

Programa:

*Todas as composições são de Guinga

“Destino Bocaiúva”

“Exasperada”

“Sete estrelas”

“Choro pro Zé”

“Jogo de cumpadre”

“Dá o pé, Loro”

“Sinuoso”

“Constance”

“Cheio de dedos”

“Picotado”

“Par constante”

“Por trás de Brás de Pina”

Serviço:

Sala Jazz no Parque Lage com Guinga, Paulo Sérgio Santos e Lula Galvão

Data: 13 de agosto de 2011

Horário: 20h

Local: Escola de Artes Visuais do Parque Lage

Endereço: Rua Jardim Botânico, 414

Ingresso: R$ 20

Informações: 2332-9223

www.salaceciliameireles.com.br