Festival para amantes da sétima arte abre amanhã

 

O UCI Kinoplex do Norte Shopping, em Del Castilho, receberá, no dia 14 de maio, a partir das 9h, um festival juvenil de curtas-metragens produzidos por alunos do ensino médio. Intitulado Cine Marco Antônio, o projeto é promovido pelo Sistema Elite de Ensino. A organização do evento espera reunir cerca de 1450 estudantes das unidades Bangu, Campo Grande, Madureira, Nova Iguaçu, São Gonçalo, Tijuca e Valqueire.

Inspirado no Festival do Minuto, o trabalho visa possibilitar aos jovens absorver conhecimento fora das salas de aula. “Desejamos criar dentro do colégio um ambiente propício às discussões e debates”, defende Carlos Morais, professor de cinema e coordenador do projeto.

Utilizando desde câmeras de celular até equipamentos de alta definição, os cineastas-adolescentes produziram cerca de 220 vídeos sobre a sociedade, com base nas disciplinas de filosofia, de geografia e de sociologia. “Para fazer os vídeos, os alunos devem pesquisar bem o assunto para, a partir daí, elaborar em um minuto uma mensagem representativa e estimulante”, explica Morais.

Ao abordar temas atuais, a atividade faz com que os jovens pratiquem o exercício da pesquisa, o trabalho em equipe e exercitem a criatividade, além de formar uma nova sociedade mais “antenada” em filmes cults. Segundo Morais, o projeto tem como objetivo principal “desenvolver o senso crítico dos jovens a partir da abordagem de assuntos da atualidade”.

O evento será aberto ao público e os ingressos poderão ser adquiridos nas unidades.