Revista Digital Overmundo quer sintetizar diversidade cultural brasileira

Na próxima segunda-feira (9) será lançado o primeiro projeto contemplado com o Prêmio Sesc Rio de Fomento à Cultura: a Revista Digital Overmundo, vencedora na categoria novas mídias. A premiação é uma parceria entre o Sesc Rio e a L21 Conteúdo.

A intenção do Overmundo é disponibilizar um conteúdo rico em cultura para áreas que muitas vezes não estão ao alcance dos grandes meios de comunicação, assim como disponibilizar informações para usuários que não são consumidores vorazes de Internet. A revista digital pretende difundir o que está às margens da indústria cultural formal.

O projeto editorial, do Instituto Overmundo, surge como desenvolvimento da experiência colaborativa que já comemora cinco anos de existência. O site Overmundo entrou no ar em março de 2006, com o objetivo de servir de canal de difusão para a cultura brasileira em toda a sua diversidade. Concebido inicialmente por Hermano Vianna, Ronaldo Lemos, José Marcelo Zacchi e Alexandre Youssef, hoje o site conta com uma comunidade de 40 mil colaboradores cadastrados. 

A plataforma também é realizada por colaboradores do Overmundo de todo o Brasil. Sua primeira edição trará reportagens que mostram como vêm surgindo os novos hits em diversos cantos do país, do lambadão ao funk, além de contos, ilustrações, artigos, gastronomia e quadrinhos. Os internautas poderão saber um pouco mais sobre sucessos que não são ouvidos nas rádios do eixo-Rio São Paulo, mas tocam em emissoras locais. As pautas surgem principalmente de conteúdos publicados no Overmundo e a partir de sugestões dos próprios colaboradores. 

A revista digital será bimestral e poderá ser vista pelos internautas no formato Ipad ou PDF. O Overmundo pretende assim ampliar seu público alvo, formado por produtores culturais, jornalistas e leitores da língua portuguesa que estão fora do Brasil para todos aqueles que buscam um olhar diferenciado sobre a cultura brasileira.  "A proposta é avançar, com o tempo, na distribuição para os mais diversos  tablets . Também está na agenda a criação e distribuição de uma versão impressa, que foi contemplada pelo edital Cultura e Pensamento, do MinC, mas que ainda não se efetivou", afirma Oona Castro, diretora-executiva do instituto.

Serviço:

Lançamento da Revista Digital Overmundo - Sesc Copacabana, Rua Domingos Ferreira, 160, Copacabana (2547-0156). Grátis. Livre. 2ª (9), das 19h às 22h.