Unidades públicas de ensino recebem projeto Amigos da Escola nesta sexta-feira

Nesta sexta-feira, cerca de 30 mil alunos em escolas públicas de 20 estados mais o Distrito Federal participam do primeiro dia temático do projeto Amigos da Escola em 2011. As atividades serão voltadas para o tema “Educação e Valores”, proposto para este ano. A mobilização conta ainda com a participação de pais, professores e voluntários em atividades esportivas, culturais e ecológicas.

O tema será explorado em ações como debates, ciclos de leitura, oficinas, confecção e exposições de trabalhos escolares e outros. A temática fica ainda como dica para que as escolas aprofundem, ao longo do ano, a discussão entre os alunos.

A valorização da família será assunto abordado por várias escolas, como em Cachoeiro de Itapemirim, no sul do Espírito Santo, onde os alunos da Escola EMEB Newton Braga serão jornalistas por um dia. Os estudantes entrevistarão as mães, fazendo perguntas sobre o dia a dia delas. A escola promoverá ainda atividades como: concurso de cartazes e redação, declamação de poesias, oficina de capoeira, apresentação de ginástica artística e palestras.

Na mesma temática, algumas escolas discutirão sobre Bullying -  tipo de agressão recorrente em vários países e motivo de preocupação nas famílias e na escola. No Colégio Estadual Divino Pai Eterno, em Goiás, pais e alunos assistirão a filmes, palestras e debate sobre o tema. Já em São Paulo, na Escola Estadual Comendador Tannel Abbud – que já desenvolve o projeto Sala de Leitura, com tema ‘Bullying’ – trabalhos desenvolvidos pelos alunos serão expostos durante o evento.

Outras três edições do projeto acontecerão ao longo do ano, em 10 de junho, 26 de agosto e 27 de outubro.

O Amigos da Escola é um projeto da Rede Globo, que visa fortalecer a educação e a escola pública de educação básica por meio do envolvimento de profissionais da educação, alunos, familiares e comunidade. A ação é implementada em parceria com o Instituto Faça Parte, o Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância), o Consed (Conselho Nacional de Secretários Estaduais de Educação) e a Undime (União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação).