Confira a programação da Virada Cultural, que acontece em SP

A cidade de São Paulo recebe neste fim de semana, 16 e 17 de abril, mais uma edição da Virada Cultural Paulista. A programação, com 24h de duração, tem início às 18h deste sábado. Entre as atrações, shows de estrelas brasileiras e internacionais, intervenções artísticas, apresentações de stand-up comedy, danças, espetáculos circenses e balé, exibição de filmes e peças teatrais. São diferentes palcos e locais, que receberão os eventos.

O palco Júlio Prestes é o que recebe o maior número de artistas consagrados, a começar por Rita Lee às 18h de sábado. Já na madrugada de domingo, tem Zé do Caixão (à 1h30), os americanos do Misfits (às 2h), além dos critãos new metal P.O.D. (às 8h). Na sequência, Tihuana (10h), Charlie Brown Jr. (12h), Plebe Rude (14h), Blitz (16h) e encerra às 18h com show do RPM. Mas as atrações do Palco Arouche também são imperdíveis: no sábado tem Elymar Santos (21h); e domingo: Marina Lima (1h), Vinny (5h) e encerra com Erasmo Carlos (17h).

Para garantir a segurança e a fluidez do tráfego, a CET recomenda que as pessoas utilizem o transporte público para chegar ao evento. Ônibus e metrô estarão funcionando em horários especiais. A linha Terminal Bandeira/Terminal Princesa Isabel (2001/10) funcionará ininterruptamente entre as 17h do sábado às 20h de domingo. O tempo médio de espera deve ser em torno de 10 minutos.

Saiba como se preparar para o show

Clima
Com base em estatísticas do site meteorológico ClimaTempo, os notívagos podem deixar os guardas-chuva e capas em casa porque o tempo ficará aberto no sábado, apesar de previsão de chuva para a tarde. A mínima é de 19ºC e a máxima de 31ºC. Durante o dia, no domingo, o sol aparece com algumas nuvens, mas não deve chover. A temperatura oscila entre 20º C e 28ºC.

Trânsito
A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) prepara operação especial para monitorar o trânsito na região central da cidade para a realização da Virada Cultural. Quem for com seu próprio veículo, o órgão orienta para não estacionar sobre calçadas, canteiros centrais, jardins, em frente a guias rebaixadas ou onde houver canalização com cones e cavaletes. A CET solicita aos motoristas que procedam de forma a não atrapalhar a fluidez do trânsito. Para esclarecimento de dúvidas de trânsito, ligar para o telefone 1188, uma linha direta com a CET, que atende 24 horas por dia, dando informações sobre trânsito, ocorrências, remoções, reclamações e sugestões.

Transporte
Consulte linhas e itinerários no site da SPTrans (www.sptrans.com.br). Para melhor atender ao público, 71 linhas operarão durante a madrugada, fazendo o transporte entre o Centro e diversos pontos de interesse da Capital, como estações do Metrô. No total, 120 linhas terão seus itinerários alterados para a realização do evento. Vale lembrar que o horário de funcionamento do Bilhete Amigão, que permite ao usuário realizar até quatro viagens em um período de oito horas, será antecipado para as 14 horas do sábado. O Atende realizará uma operação especial para transportar os passageiros portadores de necessidades especiais até o Centro, palco das principais atrações.

Serviço
Onde: Diferentes locais, entre palcos ao ar livre, teatros, bibliotecas e até estações de metrô
Quando: 16 e 17 de abril
Horário: a partir das 18h de sábado até o mesmo horário de domingo
Ingressos: todas as atrações são gratuitas; algumas estão sujeitas à disponibilidade de ingressos, distribuídos pouco antes de cada espetáculo