ASSINE
search button

Transtorno bipolar leva Zeta Jones a implorar por ajuda dos pais

Compartilhar

De acordo com o site do Daily Mail, dias antes de admitir ter dado entrada em uma clínica para tratar de seu transtorno bipolar, a atriz Catherine Zeta Jones foi ao País de Gales para implorar à sua família para ajudá-la com o problema. Uma fonte próxima afirmou que ela voltou a Nova York com os pais, Patricia e David, que a ajudariam a cuidar dos filhos e manter um senso de normalidade na casa enquanto ocorreria a internação.

Segundo Julia Lamb, da instituição de cuidados mentais Mind, o apoio dos familiares é muito importante para tratar da doença. Ela explicou ainda que algumas pessoas podem ter apenas uma ou duas recaídas e seguir com a vida, enquanto outras precisam combatê-la diariamente para conseguir realizar as tarefas mais simples.

O Hospital Silver Hill, onde a atriz foi internada, é semelhante a um hotel cinco estrelas, só que com medicamentos sendo receitados aos "hóspedes". Pagando o equivalente a quase R$ 1.300, o paciente tem à disposição quadras de tênis, bosques para caminhada, grandes lareiras, cobertores de linho egípcio nas camas e banheiro próprio. O conforto já levou astros como Liza Minnelli, Michael Jackson e Mariah Carey a buscar tratamento no local.

Foi a própria Catherine quem admitiu ter dado entrada na clínica na semana passada, mais precisamente na quarta-feira (6), sob o pseudonimo de Terrie Kirny. Acompanhada pelo marido Michael Douglas, ela aparentava desconforto com a situação.

Sua agente, CeCe York, confirmou que a atriz foi se tratar do "transtorno bipolar tipo II", um tipo moderado da doença que recentemente teria devastado a personalidade de Charlie Sheen.

Provavelmente, o estopim para a a manifestação do distúrbio foi o câncer de garganta que se abateu sobre Douglas, situação sempre perturbadora para pessoas próximas do doente.

Segundo o Dr. Keith Ablow, um importante psiquiatra norte-americano, a característica principal do distúrbio é a variação entre episódios de extrema depressão com outros de "empolgação" - mais conhecidos como "mania". O tratamento é feito por meio de remédios, principalmente lítio, e terapia.

Desde que venceu o Oscar em 2003 por sua atuação em Chicago, Zeta Jones não estrelou mais grandes filmes em Hollywood. Seu trabalho atual é uma comédia ao lado de Gerard Butler - de 300 - chamado Playing the Field, na qual interpreta uma "mãe futebolista". Ela garantiu que nesta semana já estaria disponível para retornar às filmagens.