ABL homenageia Paulo Cesar Saraceni na abertura da série “Cinema na academia – Música de filme”

A programação começará com o filme “Porto das Caixas”, de 1962, com roteiro baseado em histórias originais de Lucio Cardoso e trilha sonora de Tom Jobim, e contará com a presença de Saraceni

A Academia Brasileira de Letras (ABL) homenageia o cineasta Paulo Cesar Saraceni na abertura da programação da série “Cinema na Academia – Música de filme”, organizada pelo Acadêmico Nelson Pereira dos Santos. O diretor Saraceni estará presente. O ciclo começará com o filme “Porto das Caixas”, de 1962, com roteiro baseado em histórias originais de Lucio Cardoso e trilha sonora de Tom Jobim, composta de arranjos sobre o tema “Derradeira Primavera” e “Valsa do Porto das Caixas”. A abertura está programada para o   dia 08 de abril, sexta-feira, às 18h30min, no Teatro R. Magalhães Jr., 280 lugares em sua sede, na Avenida Presidente Wilson 203, Castelo . Entrada Franca.

“Porto das Caixas” é um filme brasileiro datado de 1962, do gênero drama, e marca a estréia do diretor Paulo Cesar Saraceni em longa-metragem. Ele se baseia em um crime ocorrido no município de Itaboraí, no Estado do Rio de Janeiro. Uma mulher muito pobre, maltratada por um marido ignorante e bruto, resolve assassiná-lo. Para conseguir4 que faça isso, utiliza seus encantos femininos. A cidade de Porto das Caix ficou conhecida pelo aparecimento de uma estátua de Jesus Cristo que, supostamente, chorava lágrimas de sangue. Foi descoberto, depois, que se tratava de fraude. O líquido que escorria era preparado e jorrado por intermédio de um mecanismo interno da estátua.

A programação completa do ciclo no primeiro semestre terá ainda os seguintes filmes, sempre às sextas-feiras, no mesmo local, e às 18h30min: Dia 15 de abril – “Cinema Paradiso”; 29 de abril – “Amacord”; 06 de maio – “Perdidos na noite”; 13 de maio – “Em busca do Ouro”; 20 de maio – “Um golpe de mestre”; 27 de maio – “Por volta da meia-noite”; 03 de junho – “Manhattan”; 10 de junho – “Orgulho e preconceito”; 17 de junho – “Um fio de esperança”; 1º de julho – “A missão”; 08 de julho – “O delator”; 15 de julho – “O profissional”; 22 de julho – “Casablanca”; e 29 de julho – “Cotton Club”.

Serviço:

Academia Brasileira de Letras

Ciclo  Cinema na Academia – Música de filme

Organização: Acadêmico Nelson Pereira dos Santos

Filme de estréia:  Porto das Caixas   (com a presença do diretor Paulo Cesar Saraceni)

Teatro R. Magalhães Jr., 280 lugares

Avenida Presidente Wilson 203, Castelo, Rio de Janeiro

Data: 08/04/2011, sexta-feira, às 18h30min

Entrada franca

www.academia.org.br

Telefone: 3974-2500