Um hit e nada mais: veja artistas que fizeram só uma música de sucesso

Tem músicas que estouraram nas rádios, embalaram pistas de dança e foram percussoras de novos estilos. Além disso, foram responsáveis por tornar conhecidos alguns cantores ou bandas que antes eram anônimos no mercado fonográfico.

O sucesso das músicas impulsionaram a carreira de seus intérpretes, que se viram na obrigação de sustentar a fama com novos hits, tão bons quanto aqueles que os tornaram famosos. No entanto, muitos são os casos de artistas que não conseguiram repetir o feito.

Há uma grande lista de cantores e bandas que atingiram a fama por causa de uma única música e nunca mais conseguiram fazer sucesso com nenhum novo trabalho.

Confira a lista de alguns para relembrar quais artistas emplacaram hits consagrados no Brasil e no mundo, e que simplesmente deixaram de produzir trabalhos tão expressivos.

1. Sabe tudo aquilo que você sempre quis dizer para o cara que sacaneou a sua vida e te fez sentir uma completa idiota? Luka conseguiu musicar este desabafo em To Nem Ai! . Foi um grande sucesso, ainda hoje bandas que tocam em festas de formatura se apoiam nesta canção, mas Luka sumiu e nenhuma outra música dela emplacou.

2. A reflexiva What's Up foi o único sucesso de 4 Non Blondes, que lançou um álbum durante sua existência Bigger, Better, Faster, More! (1992). A vocalista Linda Perry deixou o grupo de rock por ser considerada muito pop e chegou a trabalhar como produtora com as cantoras Pink e Christina Aguilera.

3. Right Said Fred está na estrada desde 1989, mas o único sucesso que sustenta a carreira dos músicos ingleses até hoje é I'm Too Sexy, lançada em 1992. A música fez parte da trilha sonora da novela Perigosas Peruas (1992), exibida na Globo.

4. O grupo de pagode Só no sapatinho foi sucesso em 1999 ao emplacar o hit que leva o mesmo nome da banda na novela Torre de Babel. E foi só. O vocalista era Bruno Coimbra, filho do ex-jogador de futebol Zico.

5. A banda Steppenwolf lançou o que muitos críticos de música apontaram como a primeira canção de Heavy Metal e que se faz presente até hoje: Born to be Wild. A música foi o grande e único sucesso do grupo, que autorizou Rolling Stone, AC/DC e Ozzy Osbourne a gravarem suas versões.

6. Spin Doctors foi uma banda de rock americana formada em 1988, mas que atingiu o estrelato no início dos anos 90 ao lançar o álbum Pocket Full of Kryptonite, por causa do hit Two Princes. Apesar do grande sucesso de estreia, o feito não se repetiu ao longo da trajetória, tendo o último álbum de estúdio lançado em 2005.

7. A Cera, conhecida também como Pirou o Cabeção, foi o único hit de sucesso da banda de hardcore O Surto. Formada em 1994, ela já passou por inúmeras reformulações e se mantém na estrada até hoje, porém não faz mais sucesso como antes.

8. A banda italiana Corona invadiu as pistas de todo o mundo com o hit The Rhythm of the Night, considerado um dos hinos do flashdance. A vocalista é a brasileira Olga de Souza, que já foi bailarina do Domingão do Faustão, e segue com o grupo até hoje, mas não emplaca nenhum sucesso como o que a tornou famosa.

9. O que você faria se, de repente, Deus aparecesse em sua frente neste exato momento? Joan Osborne questinou isso em seu único sucesso, One Of Us. A música faz sucesso desde o início da década de 90, mas a pergunta persiste até hoje: o que você faria?

10. O rapper Vanilla Ice foi um dos primeiros brancos a se aventurar num estilo em que os negros são a maioria, fazendo sucesso com o único hit que emplacou em sua carreira, Ice Ice Baby. Ele foi um dos integrantes da extensa lista de namorados de Madonna.

11. Música presente em todos os Carnavais, baladas de axé, festas de formatura, baile de debutantes e casamentos. Afinal, o movimento sensual que a Bomba do Bragaboys marcou nos ouvidos do povo brasileiro funciona como um chiclete mental, difícil de esquecer.

12. Closing Time  foi a única balada que Semisonic conseguiu emplacar nas paradas, mas a banda ficou mais conhecida por ter um "quê" de Oasis, grupo com o qual era constantemente comparada. Parou por aí e pouco se soube dos integrantes desde então.

13. Bittersweet Symphony , único sucesso do The Verve, já embalou a trilha sonora pessoal de muita gente que pensou em dar uma reviravolta em sua vida. A sinfonia marcante faz a música presente até os dias atuais, bastante requisitada em formaturas e comerciais de TV.

14. A única música de sucesso da dupla Soft Cell, na verdade, é uma regravação de um hit de Gloria Jones, lançado em 1964. Eles deram um toque glam para Tainted Love, que até hoje é requisitada em pistas de dança, mas nunca mais fizeram algo representativo.

15. A tal da Macarena ainda se faz viva na vida de muita gente. Além da letra que parece um trava-língua tem a dança, que começa com os braços na cabeça e termina na cintura, escorregando pelas pernas. Este foi o único sucesso de Los Del Rio, que teve sua obra regravada por muitos outros artistas latinos e ganhou, inclusive, uma versão em português.

16. O clipe de Pieces Of Me, de Ashlee Simpson, por semanas esteve na lista dos mais requisitados em programas do Multishow e MTV. As rádios também a repetiram inúmeras vezes, mas a cantora não conseguiu repetir o sucesso com suas outras músicas.

17. It's Raining Men, música que muita gente pensou ser de Gloria Gaynor, ícone dos gays, na verdade é de Weather Girls. A dupla emplacou este hit, presente até hoje na memória e em festas que resgatam clássicos, e não conseguiu o êxito com suas outras canções.

18. Até hoje muita gente se pergunta quem é a tal da Heloísa presente no título de Heloísa mexe a cadeira, de Vinny, que bombou na década de 90, já que ela nunca foi citada na letra. Sucesso do cantor, a música é tomada de trocadilhos e referências eróticas.