Carnaval baiano deve consagrar pagode com herois de quadrinhos

O Carnaval da Bahia está chegando e a pergunta que não quer calar é: qual será o hit que vai agitar os circuitos da folia em Salvador? Segundo as opiniões de críticos, o esgotamento da fórmula da Axé Music permitiu ao pagode baiano ganhar mais espaço nas últimas edições, com a banda Psirico e o Rebolation da banda Parangolé.

No Carnaval 2011, deve dominar o hit Superman A Liga da Justiça, da banda Leva Nóiz, que explora a temática de herois dos quadrinhos abusando do duplo sentido. "O pagode, que era meio marginal, foi incorporado pelos grandes ídolos como Ivete Sangalo e Claudia Leitte, ganhando espaço", diz o antropólogo e especialista em música baiana Roberto Albergaria.

A letra do grupo Leva Noiz fala sobre os super-herois e vilões criados pela Marvel. "Super-Man ficou fraco, O Pingüim jogou criptonita/ Lex Luthor e Coringa roubaram laço da Mulher Maravilha / Liga da Justiça toda dominada, Agora só tem uma saída! Foge! Foge Mulher Maravilha. Foge! Foge! Com Super-Man", diz a letra.

O Psirico faz uma letra de cunho social e lembra as vítimas de tragédias envolvendo enchentes com a música Firme e Forte. "Na encosta da favela "tá" difícil de viver, e além de ter o drama de não ter o que comer. Com a força da natureza a gente não pode brigar o que resta pra esse povo é somente ajoelha", diz a letra.

Parangolé tentará repetir o sucesso do Rebolation com o hit Tchubirabirom. "Que dancinha legal / Todo mundo vai fazer / Nesse Carnaval / Eu sei que vai ferver / Você quer estamos aí / Swingueira pra você / Pega na cabeça e vai / Pra frente, pra frente Cintura cabeça", está na letra, que acompanha a dança.

Lidera a pesquisa de público do Terra o hit Acelera Aê, da cantora Ivete Sangalo. Com guitarras distorcidas e muita energia, a baiana evoca as pessoas a pularem no melhor estilo animado que marca o Carnaval de sua terra. "Eu, você, curtição / O bit é bom / Pense bem, mente sã, corpo são / Tô feliz, tô afim, tô legal / E nesse astral / Vou ficar até amanhecer."

Claudia Leitte tem na música Água, já muito tocada nas rádios, a maior aposta de sucesso para os dias de folia. De acordo com a própria artista, a música pede a Deus que mande chuva para refrescar. "Água / Tô pedindo água / Pode jogar água / Essa é a mistura do amor", diz a letra.

Correm por fora artistas já consagrados em outros carnavais, como Chiclete com Banana com Meu coração voou e Chorarei amor, Daniela Mercury, com É Carnaval, Babado Novo, com Tchau, Bye, bye, Cheiro de Amor, com Xequerê, e Banda Eva, com Agradecer.