"Não gosto do estilo over, sou minimalista", diz atriz global

Fernanda Machado chegou logo cedo à Bienal do Ibirapuera nesta segunda-feira (31), onde acontece a 30ª edição do São Paulo Fashion Week, para participar de uma demonstração dos produtos da coleção Lumière, do Boticário, que chegará ao mercado no dia 21 de fevereiro. Após ser maquiada por Fernando Torquatto, ela conversou com o Terra e falou sobre seu estilo. "Não gosto do estilo over, sou minimalista. Acho brega quem exagera demais. Sou adepta do 'menos é mais'. Fica mais elegante", disse a atriz.

Embora seja adepta do minimalismo, Fernanda comentou que já derrapou no quesito fashion e gafes fizeram parte de seu cotidiano em alguns momentos. "Já usei brinco grande com colar grande, brilho em cima e embaixo. Tinha vezes que 'esquecia' de me olhar no espelho antes de sair de casa", lembrou.

Ela, que fez uma rápida participação na novela Insensato Coração (Globo) com a personagem Luciana, morta em um acidente de avião, admitiu ter mania por maquiagem e que aproveita as viagens para fazer suas compras. "Quando vou a Paris ou Nova York faço meu estoque, porque lá as coisas são mais baratas que aqui. Mas eu não gasto muito não (risos). Sempre tento me controlar para não passar do limite", comentou a atriz, que disse preferir tonalidades mais refrescantes para sua pele. "Sempre dou sugestão de uma maquiagem mais cremosa, porque dá um ar fresh, hidratante. Prefiro usar rosa, pêssego. Gosto de misturar bege com rosa claro. Não sou adepta do vermelhão", disse.

Para evitar que sua pele sofra com as constantes adaptações às quais é submetidas, como mudanças de maquiagens, gravações em lugares abertos, exposição ao sol e ar condicionado, Fernanda explicou o passso a passo de seus cuidados. "Descobri que tinha a pele oleosa ainda muito jovem. Sempre limpo bem com um adstringente, depois passo sabonete e hidratante", comentou. Além disso, Fernanda revelou alguns truques utilizados no dia a dia. "Uso muito protetor solar; hidratante para a região dos olhos, porque é muito frágil e corretivo nos olhos para tirar a cara de cansada e esconder as olheiras", disse.

Vaidosa com o cabelo, ela nunca imaginou que um dia pudesse ter as madeixas mais claras assim como estão atualmente. "O Fernando Torquatto me convenceu de deixar o cabelo assim para a novela. Na hora eu fiquei meio tensa, porque nunca quis deixar de ser morena, mas confesso que adorei essas luzes", comentou a atriz, que disse cortar o cabelo de três em três meses, além de fazer hidratações para manter a maciez dos fios.

Com o fim de sua participação em Insensato Coração, Fernanda disse que se dedicará ao teatro em 2011 e que em breve lançará o filme Amanhã Nunca Mais, no qual atua com Lázaro Ramos. Sobre o namoro com o diretor Vinicius Coimbra, um pouco sem jeito, ela evitou se estender. "Todo mundo tem me perguntado sobre ele, estou até pensando se vou continuar falando (risos). Mas está tudo ótimo no namoro", finalizou.