Mostra XXI – Filmes Franceses Contemporâneos começa dia 18

 

A CAIXA Cultural Rio de Janeiro apresenta, de 18 a 30 de janeiro, a partir das 15h, a Mostra XXI – FILMES FRANCESES CONTEMPORÂNEOS, que reúne uma seleção especial de 21 longas franceses, alguns de expressivo reconhecimento de crítica e público, outros de pouca circulação comercial, além de um programa composto por dois filmes de média-metragem e um de curta-metragem, trazendo uma sessão rara para o público carioca.

 A mostra é uma produção do Cineduc – Cinema e Educação, tem apoio da Cinemateca da Embaixada da França no Brasil e CulturesFrance, com o patrocínio da Caixa Econômica Federal.

 Com filmes exibidos, em sua maioria em película, a curadoria da mostra, assinada por Alexandre Guerreiro, propõe uma revisão do cinema francês com filmes obrigatoriamente realizados entre 2001 e 2010, e dessa forma trazer ao público carioca toda a versatilidade e complexidade de uma das mais ricas cinematografias do mundo.

Entre os filmes mais comerciais estão “O Fabuloso Destino de Amèlie Poulain” e “O Profeta”, ambos indicados ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro, além de “Entre os Muros da Escola”, Palma de Ouro em Cannes. Já na seleção de “cults”, o público terá a oportunidade de assistir “Além do Azul do Céu”, “A Dançarina de Ébano” e “00h17”, médias e curtas franceses de pouca circulação, que fazem parte da mostra graças ao prestigioso apoio da Cinemateca da Embaixada da França no Brasil e CulturesFrance.

E, para marcar a pluralidade do cinema francês, foram escolhidos títulos como “Piaf – um hino ao amor”, “Assassinas”, “Até Já ou Abouna”, exemplificando os variados gêneros cinematográficos, com filmes de suspense, dramas históricos e comédias, além de documentários. Assim, fazendo brilhar os talentos franceses, desde os nomes de maior repercussão na mídia até os realizadores de menor destaque, reprisando obras de cineastas que se mantém com uma produção contínua e rica, como André Téchiné (As Testemunhas), Bertand Blier (Os Atores) e Bertrand Tavernier (Passaporte para a Vida). 

E para quem gosta de levar um pouquinho do que viu nas telas para casa, durante o período de exibição da mostra, um catálogo será distribuído, gratuitamente, aos espectadores.

Serviço:

Mostra XXI – Filmes franceses contemporâneos

Local: CAIXA Cultural Rio de Janeiro – Cinemas 1 e 2

Endereço: Av. Almirante Barroso, 25, Centro (Metrô: Estação Carioca)

Telefones: (21) 2544 4080

Datas: de 18 a 30 de janeiro de 2011.

Horários: Sessões às 15h, 17h e 19h, de terça-feira a domingo. 

Lotação: 85 lugares, sendo 2 (dois) para cadeirantes

Ingressos: R$ 4,00 (Inteira) e R$ 2,00 (Meia)

Classificação: Consultar programação no local.

Acesso para portadores de necessidades especiais.

Programação completa: www.caixa.gov.br/caixacultural