Secretaria de Estado de Cultura lança livro sobre Folia de Reis

Secretaria de Estado de Cultura, através do Instituto Estadual do Patrimônio Cultural (Inepac), lança, nesta sexta-feira,  às 14h, no Auditório do 11º andar do Centro Administrativo do Estado do Estado do Rio de Janeiro (CAERJ), o livro “Folias de Reis Fluminenses: Peregrinos do Sagrado”. O lançamento contará com a presença de 30 Mestres de Folias de Reis da Região Metropolitana e convidados.

A Folia de Reis é uma das mais importantes manifestações da cultura fluminense e está presente na maioria dos municípios do estado. Diferentemente de algumas manifestações de cultura tradicional que são encontradas apenas nas cidades interioranas, a Região Metropolitana do Rio de Janeiro possui inúmeros grupos de Folias de Reis espalhados por bairros e subúrbios. De cunho essencialmente religioso, os grupos são organizados por devoção ou pagamento de promessa, cuja duração é de sete anos, no mínimo. Os grupos são constituídos, quase sempre, por núcleos familiares que buscam reviver a manifestação e preservá-la na sua comunidade.

O livro possui 128 páginas e passeia pela riqueza da Folia de Reis fluminense, englobando as suas principais atividades, os participantes e os conceitos históricos. Há um enfoque para elementos presentes na Folia, tais como: a Bandeira, símbolo máximo; a Indumentária utilizada pelos foliões; a Jornada, que significa o ciclo de apresentação; os Participantes (Mestre, Contramestre e Bandeleiro) os Cantores, os Instrumentistas, os Palhaços de Reis, entre outros. 

 

Serviço:

Lançamento do livro “Folias de Reis Fluminenses: Peregrinos do Sagrado” Sexta-feira, 12 de novembro, às 14h

Auditório do 11º andar do Centro Administrativo do Estado do Rio de Janeiro (CAERJ)

Rua da Ajuda, nº 5 – Centro – Rio de Janeiro